1)Analise o texto.
“(...) nas ruas, casais puxando
carroças ou transportando baldes cheios de cédulas se cruzavam a todo o
momento: uns iam ao banco para depositar o seu dinheiro, outros acabavam de
retirá-lo. Mal os salários tinham sido pagos e já todo mundo se precipitava na
direção das lojas para comprar o que comer. Com a massa de cédulas
correspondentes a mais de uma semana de mais de cinqüenta horas de trabalho e
carregadas em imensas cestas de roupas, obtinha-se comida para dois ou três
dias!” (Lionel Richard.A Republica de Weimar (1919-1933).SP.).
O texto relata uma situação
vivida pela Alemanha, na década de 1920, resultante do Tratado de Versalhes; a
crise de 1929 e propicia a ascensão do nazismo. Do relato pode-se deduzir que:
a)se trata de um período de pleno
emprego e grande euforia financeira.
b)exceto no caso dos gêneros
alimentícios, os preços baixaram.
c)o consumo foi estimulado em
virtude da elevação do valor real dos salários.
d)a inflação e a alta dos preços
criaram grande instabilidade social na Alemanha.
2)Ao comparáramos os vários
movimentos fascistas surgidos no período entre as grandes guerras, podemos
perceber uma certa unidade de pensamento. Assinale a opção que não corresponde a uma característica
comum a esses movimentos, (nazismo e fascismo).
a)racismo anti-semita.
b)Estado ditatorial.
c)anticomunista.
d)nacionalismo exacerbado.
.
3)A crise de 1929.
I – estava inserida dentro de um
contexto do próprio desenvolvimento do capitalismo e resultou do caráter
contraditório desse capitalismo, onde a capacidade de consumo do mercado não
acompanhava o ritmo de crescimento da produção.
II – foi uma crise de
superprodução que atingiu, em maior ou menor intensidade, todos os países do
mundo, fenômeno que pode ser explicado pela interdependência da economia
capitalista como um todo, fazendo com que a crise se propagasse rapidamente.
III – estava relacionada ao baixo
nível de produtividade existente nas economias de produtividade existentes nas
economias centrais, principalmente nos estados Unidos, provocando a falta de
gêneros de consumo duráveis.
IV – foi uma crise financeira,
que provocou pânico entre os acionistas das principais companhias dos Estados
Unidos, não tendo grandes repercussões no processo de produção industrial e
agrícola das economias americanas.
Pode-se afirmar que são corretas somente:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) III e IV.
4)- O crack da bolsa de valores
de New York, em 1929, provocou a falência de centenas de indústrias, bancos,
companhias de comércio e de transportes e um desemprego em massa, que chegou a
alcançar cerca de 15 milhões de trabalhadores nos EUA. No plano internacional,
é correto afirmar que essa crise financeira:
a) Não afetou o desenvolvimento
das economias dos países europeus.
b) Contribuiu para ampliar a
comercialização de matérias-primas.
c) Provocou graves conseqüências
para os países que exportavam para os EUA.
d) Não teve desdobramento, já que
era um fenômeno restrito aos EUA.
.
5) “Em 1929, a Bolsa de Valores
de Nova York quebrou.As ações se desvalorizaram drasticamente; os estoques de
cereais se acumularam; os preços dos produtos baixam.Fazendeiros faliram.As
grandes industrias diminuíram fortemente a produção; as medias e pequenas
fecharam.Grande massa de trabalhadores ficaram desempregados.”
O texto acima faz referencia a:
a)Primeira Guerra mundial.
b)Guerra Fria.
c)Crise de 1929.
d)Revolução Russa.
6)(UFPA) Com relação a crise de
1929, pode-se afirmar que:
a)não foi uma crise de
superprodução.Esse tipo de crise não pode ocorrer no sistema capitalista, pois
o capitalismo produz visando o consumo.
b)o baixo consumo reforçou o
desemprego, posto que impediu que as empresas utilizassem plenamente sua
capacidade de produção.
c) não ocorreu baixo consumo. Ao
contrario, no capitalismo, a pressão da demanda é sempre superior à oferta de
bens, o que provoca a alta dos preços, devido a escassez.
d)a crise dos anos vinte já se
iniciou desde o século XVI, a partir de quando o capitalismo começa a
apresentar evidencias de superprodução.
ASSUNTO: A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
8° ANO A, B e C.
1)A Revolução Industrial ocorrida
no final do século XVIII transformou as relações do homem com o trabalho. As
máquinas mudaram as formas de trabalhar, e as fábricas concentraram-se em
regiões próximas às matérias-primas e grandes portos, originando vastas
concentrações humanas. Muitos dos operários vinham da área rural e cumpriam
jornada de trabalho de 12 a
14 horas, na maioria das vezes em condições adversas. A legislação trabalhista
surgiu muito lentamente ao longo do século XIX e a diminuição da jornada de
trabalho para 8 horas diárias concretizou-se no início do século XX.
Pode-se afirmar que as conquista
do início deste século decorrentes da legislação trabalhista, estão
relacionadas com:
a) A expansão do capitalismo e a
consolidação dos regimes monárquicos constitucionais;
b) A expressiva diminuição da
oferta de mão de obra devido à demanda por trabalhadores especializados;
c) A capacidade de mobilização
(luta) dos trabalhadores em defesa dos seus interesses;
d) O crescimento do Estado ao
mesmo tempo em que diminuía a representação operária nos parlamentos.
2- A partir da revolução
industrial, o mundo não seria mais o mesmo. Também as relações entre as pessoas
mudaram em muitos aspectos. Mecanização, novos produtos, poluição ambiental e
conflitos sociais passariam cada vez mais, a fazer parte do cotidiano da
maioria das sociedades.
São várias as conseqüências da
revolução industrial, exceto:
a) Utilização constantes de
máquinas e maior divisão do trabalho, com o conseqüente aumento da produção;
b) Perda por parte do
trabalhador, do controle sobre o próprio trabalho e sobre os lucros dele
advindos;
c) Ruínas dos artesãos, que não
conseguiam competir com mercadorias mais baratas produzidas pelas fábricas;
d) Super valorização dos
operários, inclusive mulheres e crianças, recebiam salários altíssimos e tinham
excelentes condições de trabalho.
3-A expressão Revolução
Industrial foi difundida a partir de 1845 por Engels para designar o conjunto de transformações técnicas e
econômicas que caracterizaram a substituição da energia física pela energia
mecânica, da ferramenta pela máquina e da manufatura pela fábrica, no processo
de produção capitalista.
Em relação às inovações técnicas, o que identifica
a primeira fase da revolução industrial (século XVIII) é:
a) O uso do carvão e do ferro e o
surgimento da máquina a vapor em substituição ao trabalho humano;
b) A utilização do aço e da
energia elétrica;
c) A descoberta do petróleo e do
gás;
d) O emprego de ferramentas e do
tear manual.
4)O começo da Revolução
Industrial na Inglaterra ao findar o século XVIII, foi facilitado por um
conjunto de expressivos fatores, dentre os quais podemos destacar:
a)a descoberta do uso da
eletricidade como força-motriz, descoberta que levou a energia elétrica às
primeira fabricas.
b)a existência de um grande
mercado consumidor na Inglaterra, país que possuía a maior densidade
demográfica do mundo.
c)a invenção da robótica e da
internet.
d)o fato de a Inglaterra ser no
período o país economicamente mais rico do mundo;a abundante oferta de matérias
primas, sobretudo o minério-de-ferro e a existência de significativa oferta de
mão-de-obra, proveniente das zonas rurais.
5) Castigos nas fábricas.
“Nosso turno era das cinco da manhã
até nove ou dez da noite; e no sábado; até as onze, e freqüentemente ate às
doze horas da noite; e ainda nos fazia vir no domingo, para limpar a
maquinaria. Não havia tempo para o café da manhã, não se podia sentar durante o
jantar e não havia tempo para o chá. Nos chegávamos à fabrica às cinco da manha
e trabalhávamos ate aproximadamente as
oito ou nove, quando nos traziam o café da manha; que consistia em mingau de
aveia (preparado com água, e não com leite) com bolo e cebolas para dar sabor à
comida.O jantar consistia em bolo e leite.Nós bebíamos o leite e com o bolo na
mão voltávamos a trabalhar, sem sentar.”
(Depoimento de John Birley ao
jornal The Ashton Chronicle, 19 de maio de 1849).
De acordo com o texto, é correto
interpretar que:
a)no inicio da industrialização
na Inglaterra, as condições de vida e trabalho dos operários eram as melhores
possíveis.
b)a jornada de trabalhos dos
operários ingleses no inicio do processo de industrialização era de apenas oito
horas por dia.
c)as condições de vida e trabalho
dos operários ingleses no inicio do processo de industrialização eram as piores
possíveis, sendo que, a carga horária de trabalho chegava a dezesseis horas por
dia, trabalhavam de domingo a domingo e não existia horário para as refeições.
d)os operários das primeiras
industrias tinham todos os seus direitos trabalhistas respeitados.
6)Nos Estados Modernos europeus,
como era ocaso da Inglaterra, os reis concentraram o poder e organizaram
monarquias absolutistas, consolidando a forma de governo mais presente na
Europa ocidental entre os séculos XVI e XVII. Nesse período era o rei que:
a)tinha o poder absoluto de
cobrar impostos, fazer leis e ainda determinava a religião oficial do país.
b)elaborava leis para ajudar os
pobres.
c)investia os impostos
arrecadados na melhoria da educação e saúde do povo.
d)se preocupava com a melhoria
das condições de vida das pessoas mais humildes.
RELIGIAO 9° ANO B e C.
Leia o texto abaixo para
responder as questões 1 e 2.
“A paz é uma tarefa permanente da
comunidade humana, uma paz autêntica implica luta, capacidade inventiva,
conquista permanente. Deve ser construída, de modo que o cristão seja um
artesão da paz. A paz é fruto do amor, expressão da real fraternidade entre as
pessoas. Onde a paz social não existe, onde há injustiças, desigualdades
sociais, políticas, econômicas e culturais, rejeitam-se o Senhor e o seu dom da
paz”.
1)O tema tratado no texto acima é:
a)guerras.
b)violência
c)paz
d)tolerância.
2)Segundo o texto a paz é:
a)fruto da violência, expressão
da união entre as pessoas.
b)fruto do amor, expressão da
real fraternidade entre as pessoas.
c)fruto do desrespeito entre as
pessoas.
d)fruto da falta de tolerância
entre as pessoas.
3) RESPEITO.
I – Pessoas éticas aceitam as
diferenças individuais sem preconceito e toleram as crenças dos outros, desde
que elas não incomodem as outras pessoas.
II – Pessoas éticas não tratam os
outros com consideração. Agem sem bom senso e de forma inadequada quando se
relacionam com outras pessoas. Lançam mão de violência, vulgaridade, maldade e
grosseria.
III – As pessoas que têm respeito
pelos outros aceitam as diferenças individuais.
IV – As pessoas que têm respeito
pelos outros insulta, abusa, magoa, desmerece, maltrata ou persegue os outros.
Pode-se afirmar que são corretas
somente.
a) I
e III.
b) I
e IV.
c) IV,
III e II.
d) III
e IV.
4)Leia a tira com atenção e
responda.
Que assunto a história está
discutindo:
a)respeito entre as pessoas.
b)tolerância entre as pessoas.
c)preconceito racial.
d)a paz mundial.
5) Sobre RESPEITO assinale o que
for INCORRETO.
A pessoa que respeita:
a) Trata
todos com cortesia e educação.
b) Respeita
a individualidade dos outros.
c) Aceita
as diferenças culturais.
d) Faz
comentários maldosos e desnecessários sobre outras pessoas.
6)Tolerância é:
a) Um
ato constante de prevenção e falta de educação.
b) Manter
uma atitude de ódio sistemático e de agressividade irracional com relação a
indivíduos e grupos específicos, à sua maneira de ser, seu estilo de vida e às
suas crenças e convicções.
c) Não
estar aberto e receptivo à beleza da diferença.
d) Respeito
mútuo através do entendimento mútuo. Uma atitude justa e objetiva em direção
aqueles cujas opiniões, práticas, raça, religião, nacionalidade diferem da
nossa.
GABARITO
HISTORIA 9° ANO.
1 – D
2 – A
3 – A
4 – C
5 – C
6 – B
HISTORIA 8° ANO
1 – C
2 – D
3 – A
4 – D
5 – C
6 – A
RELIGIAO 9° ANO B e C
1 –C
2 – B
3 – A
4 – C
5 –D
6 - D
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