domingo, 23 de março de 2014

simulado




1)Analise o texto.
“(...) nas ruas, casais puxando carroças ou transportando baldes cheios de cédulas se cruzavam a todo o momento: uns iam ao banco para depositar o seu dinheiro, outros acabavam de retirá-lo. Mal os salários tinham sido pagos e já todo mundo se precipitava na direção das lojas para comprar o que comer. Com a massa de cédulas correspondentes a mais de uma semana de mais de cinqüenta horas de trabalho e carregadas em imensas cestas de roupas, obtinha-se comida para dois ou três dias!” (Lionel Richard.A Republica de Weimar (1919-1933).SP.).

O texto relata uma situação vivida pela Alemanha, na década de 1920, resultante do Tratado de Versalhes; a crise de 1929 e propicia a ascensão do nazismo. Do relato pode-se deduzir que:

a)se trata de um período de pleno emprego e grande euforia financeira.
b)exceto no caso dos gêneros alimentícios, os preços baixaram.
c)o consumo foi estimulado em virtude da elevação do valor real dos salários.
d)a inflação e a alta dos preços criaram grande instabilidade social na Alemanha.

2)Ao comparáramos os vários movimentos fascistas surgidos no período entre as grandes guerras, podemos perceber uma certa unidade de pensamento. Assinale a opção que não corresponde a uma característica comum a esses movimentos, (nazismo e fascismo).
a)racismo anti-semita.
b)Estado ditatorial.
c)anticomunista.
d)nacionalismo exacerbado.
.

3)A crise de 1929.

I – estava inserida dentro de um contexto do próprio desenvolvimento do capitalismo e resultou do caráter contraditório desse capitalismo, onde a capacidade de consumo do mercado não acompanhava o ritmo de crescimento da produção.

II – foi uma crise de superprodução que atingiu, em maior ou menor intensidade, todos os países do mundo, fenômeno que pode ser explicado pela interdependência da economia capitalista como um todo, fazendo com que a crise se propagasse rapidamente.

III – estava relacionada ao baixo nível de produtividade existente nas economias de produtividade existentes nas economias centrais, principalmente nos estados Unidos, provocando a falta de gêneros de consumo duráveis.

IV – foi uma crise financeira, que provocou pânico entre os acionistas das principais companhias dos Estados Unidos, não tendo grandes repercussões no processo de produção industrial e agrícola das economias americanas.

Pode-se afirmar que são corretas somente:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) III e IV.

4)- O crack da bolsa de valores de New York, em 1929, provocou a falência de centenas de indústrias, bancos, companhias de comércio e de transportes e um desemprego em massa, que chegou a alcançar cerca de 15 milhões de trabalhadores nos EUA. No plano internacional, é correto afirmar que essa crise financeira:

a) Não afetou o desenvolvimento das economias dos países europeus.
b) Contribuiu para ampliar a comercialização de matérias-primas.
c) Provocou graves conseqüências para os países que exportavam para os EUA.
d) Não teve desdobramento, já que era um fenômeno restrito aos EUA.
.


5) “Em 1929, a Bolsa de Valores de Nova York quebrou.As ações se desvalorizaram drasticamente; os estoques de cereais se acumularam; os preços dos produtos baixam.Fazendeiros faliram.As grandes industrias diminuíram fortemente a produção; as medias e pequenas fecharam.Grande massa de trabalhadores ficaram desempregados.”

O texto acima faz referencia a:
a)Primeira Guerra mundial.
b)Guerra Fria.
c)Crise de 1929.
d)Revolução Russa.

6)(UFPA) Com relação a crise de 1929, pode-se afirmar que:

a)não foi uma crise de superprodução.Esse tipo de crise não pode ocorrer no sistema capitalista, pois o capitalismo produz visando o consumo.
b)o baixo consumo reforçou o desemprego, posto que impediu que as empresas utilizassem plenamente sua capacidade de produção.
c) não ocorreu baixo consumo. Ao contrario, no capitalismo, a pressão da demanda é sempre superior à oferta de bens, o que provoca a alta dos preços, devido a escassez.
d)a crise dos anos vinte já se iniciou desde o século XVI, a partir de quando o capitalismo começa a apresentar evidencias de superprodução.






ASSUNTO: A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.


8° ANO A, B e C.




1)A Revolução Industrial ocorrida no final do século XVIII transformou as relações do homem com o trabalho. As máquinas mudaram as formas de trabalhar, e as fábricas concentraram-se em regiões próximas às matérias-primas e grandes portos, originando vastas concentrações humanas. Muitos dos operários vinham da área rural e cumpriam jornada de trabalho de 12 a 14 horas, na maioria das vezes em condições adversas. A legislação trabalhista surgiu muito lentamente ao longo do século XIX e a diminuição da jornada de trabalho para 8 horas diárias concretizou-se no início do século XX.
Pode-se afirmar que as conquista do início deste século decorrentes da legislação trabalhista, estão relacionadas com:

a) A expansão do capitalismo e a consolidação dos regimes monárquicos constitucionais;
b) A expressiva diminuição da oferta de mão de obra devido à demanda por trabalhadores especializados;
c) A capacidade de mobilização (luta) dos trabalhadores em defesa dos seus interesses;
d) O crescimento do Estado ao mesmo tempo em que diminuía a representação operária nos parlamentos.


2- A partir da revolução industrial, o mundo não seria mais o mesmo. Também as relações entre as pessoas mudaram em muitos aspectos. Mecanização, novos produtos, poluição ambiental e conflitos sociais passariam cada vez mais, a fazer parte do cotidiano da maioria das sociedades.
São várias as conseqüências da revolução industrial, exceto:
a) Utilização constantes de máquinas e maior divisão do trabalho, com o conseqüente aumento da produção;
b) Perda por parte do trabalhador, do controle sobre o próprio trabalho e sobre os lucros dele advindos;
c) Ruínas dos artesãos, que não conseguiam competir com mercadorias mais baratas produzidas pelas fábricas;
d) Super valorização dos operários, inclusive mulheres e crianças, recebiam salários altíssimos e tinham excelentes condições de trabalho.

3-A expressão Revolução Industrial foi difundida a partir de 1845 por Engels para designar o conjunto de transformações técnicas e econômicas que caracterizaram a substituição da energia física pela energia mecânica, da ferramenta pela máquina e da manufatura pela fábrica, no processo de produção capitalista.
 Em relação às inovações técnicas, o que identifica a primeira fase da revolução industrial (século XVIII) é:
a) O uso do carvão e do ferro e o surgimento da máquina a vapor em substituição ao trabalho humano;
b) A utilização do aço e da energia elétrica;
c) A descoberta do petróleo e do gás;
d) O emprego de ferramentas e do tear manual.

4)O começo da Revolução Industrial na Inglaterra ao findar o século XVIII, foi facilitado por um conjunto de expressivos fatores, dentre os quais podemos destacar:

a)a descoberta do uso da eletricidade como força-motriz, descoberta que levou a energia elétrica às primeira fabricas.
b)a existência de um grande mercado consumidor na Inglaterra, país que possuía a maior densidade demográfica do mundo.
c)a invenção da robótica e da internet.
d)o fato de a Inglaterra ser no período o país economicamente mais rico do mundo;a abundante oferta de matérias primas, sobretudo o minério-de-ferro e a existência de significativa oferta de mão-de-obra, proveniente das zonas rurais.


5)                                Castigos nas fábricas.

“Nosso turno era das cinco da manhã até nove ou dez da noite; e no sábado; até as onze, e freqüentemente ate às doze horas da noite; e ainda nos fazia vir no domingo, para limpar a maquinaria. Não havia tempo para o café da manhã, não se podia sentar durante o jantar e não havia tempo para o chá. Nos chegávamos à fabrica às cinco da manha e trabalhávamos  ate aproximadamente as oito ou nove, quando nos traziam o café da manha; que consistia em mingau de aveia (preparado com água, e não com leite) com bolo e cebolas para dar sabor à comida.O jantar consistia em bolo e leite.Nós bebíamos o leite e com o bolo na mão voltávamos a trabalhar, sem sentar.”

(Depoimento de John Birley ao jornal The Ashton Chronicle, 19 de maio de 1849).

De acordo com o texto, é correto interpretar que:

a)no inicio da industrialização na Inglaterra, as condições de vida e trabalho dos operários eram as melhores possíveis.
b)a jornada de trabalhos dos operários ingleses no inicio do processo de industrialização era de apenas oito horas por dia.
c)as condições de vida e trabalho dos operários ingleses no inicio do processo de industrialização eram as piores possíveis, sendo que, a carga horária de trabalho chegava a dezesseis horas por dia, trabalhavam de domingo a domingo e não existia horário para as refeições.
d)os operários das primeiras industrias tinham todos os seus direitos trabalhistas respeitados.

6)Nos Estados Modernos europeus, como era ocaso da Inglaterra, os reis concentraram o poder e organizaram monarquias absolutistas, consolidando a forma de governo mais presente na Europa ocidental entre os séculos XVI e XVII. Nesse período era o rei que:

a)tinha o poder absoluto de cobrar impostos, fazer leis e ainda determinava a religião oficial do país.
b)elaborava leis para ajudar os pobres.
c)investia os impostos arrecadados na melhoria da educação e saúde do povo.
d)se preocupava com a melhoria das condições de vida das pessoas mais humildes.


RELIGIAO 9° ANO  B e C.

Leia o texto abaixo para responder as questões 1 e 2.

“A paz é uma tarefa permanente da comunidade humana, uma paz autêntica implica luta, capacidade inventiva, conquista permanente. Deve ser construída, de modo que o cristão seja um artesão da paz. A paz é fruto do amor, expressão da real fraternidade entre as pessoas. Onde a paz social não existe, onde há injustiças, desigualdades sociais, políticas, econômicas e culturais, rejeitam-se o Senhor e o seu dom da paz”.

1)O tema tratado no texto acima é:

a)guerras.
b)violência
c)paz
d)tolerância.

2)Segundo o texto a paz é:

a)fruto da violência, expressão da união entre as pessoas.
b)fruto do amor, expressão da real fraternidade entre as pessoas.
c)fruto do desrespeito entre as pessoas.
d)fruto da falta de tolerância entre as pessoas.

3) RESPEITO.

I – Pessoas éticas aceitam as diferenças individuais sem preconceito e toleram as crenças dos outros, desde que elas não incomodem as outras pessoas.

II – Pessoas éticas não tratam os outros com consideração. Agem sem bom senso e de forma inadequada quando se relacionam com outras pessoas. Lançam mão de violência, vulgaridade, maldade e grosseria.

III – As pessoas que têm respeito pelos outros aceitam as diferenças individuais.

IV – As pessoas que têm respeito pelos outros insulta, abusa, magoa, desmerece, maltrata ou persegue os outros.

Pode-se afirmar que são corretas somente.

a)      I e III.
b)      I e IV.
c)      IV, III e II.
d)     III e IV.







4)Leia a tira com atenção e responda.


Que assunto a história está discutindo:

a)respeito entre as pessoas.
b)tolerância entre as pessoas.
c)preconceito racial.
d)a paz mundial.

5) Sobre RESPEITO assinale o que for INCORRETO.

A pessoa que respeita:

a)      Trata todos com cortesia e educação.
b)      Respeita a individualidade dos outros.
c)      Aceita as diferenças culturais.
d)     Faz comentários maldosos e desnecessários sobre outras pessoas.

6)Tolerância é:

a)      Um ato constante de prevenção e falta de educação.
b)      Manter uma atitude de ódio sistemático e de agressividade irracional com relação a indivíduos e grupos específicos, à sua maneira de ser, seu estilo de vida e às suas crenças e convicções.
c)      Não estar aberto e receptivo à beleza da diferença.
d)     Respeito mútuo através do entendimento mútuo. Uma atitude justa e objetiva em direção aqueles cujas opiniões, práticas, raça, religião, nacionalidade diferem da nossa.

GABARITO

HISTORIA 9° ANO.

1 – D
2 – A
3 – A
4 – C
5 – C
6 – B

HISTORIA 8° ANO

1 – C
2 – D
3 – A
4 – D
5 – C
6 – A

RELIGIAO 9° ANO B e C

1 –C
2 – B
3 – A
4 – C
5 –D
6 - D


Nenhum comentário:

Postar um comentário