domingo, 23 de março de 2014

A segunda guerra mundial





3° SIMULADO DE HISTORIA SÉRIE:9ºano
ASSUNTO: A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.

01. Os Estados Unidos iniciaram sua participação na Segunda Guerra Mundial motivados pelo (a):
a)ataque japonês à base naval americana de Pearl Harbor
b) invasão da França por tropas italianas
c) política de implantação do Plano Marshall, que favorecia a industrialização do país
d) apoio dado pela ONU aos países latino-americanos participantes do conflito
02. (UFPE) Em torno de fatos relacionados com a Segunda Guerra Mundial, estabeleça a correspondência:
1. Blitzkrieg ( ) Guerra relâmpago.
2. Kamikaze ( ) Cidade arrasada pela bomba atômica.
3. A Grande Aliança ( ) Piloto suicida utilizado pela aviação japonesa.
4. As nações do Eixo ( ) Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos.
5. Nagasaki ( ) Japão, Itália e Alemanha.
Relacinando-se a coluna da esquerda com a coluna da direita, obtêm-se, de cima para baixo, os números na seqüência:
a)1, 5, 2, 4 e 3
b)1, 5, 2, 3 e 4
c)1, 2, 5, 4 e 3
d)4, 5, 2, 3 e 1
e)2, 3, 5, 4 e 1

03. (UNITAU) O fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi:
a)a invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro de sua aliada, declarando guerra ao Terceiro Reich
b)a efetivação do "Anschluss", que desmembrou a Áustria da Alemanha.
c)a invasão da Polônia por tropas alemãs, quebrando o Pacto Germano-Soviético
d)a saída dos invasores alemães do território dos Sudetos, na Checoslováquia 04. (UFRN) Em relação à Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:a)os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasakib) de Gaulle foi o chefe do governo de Vichyc) com o ataque alemão a Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerrad) Hitler empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis milhões de pessoas.
05- Leia atentamente:
“No caso de Hiroshima, trata-se da catástrofe mais concentrada que já se abateu sobre os homens. Numa passagem de seu diário, o Dr. Hachiya (que testemunhou o fato) pensa em Pompéia. Mas nem mesmo esta oferece termos de comparação. Sobre Hiroshima se abateu uma catástrofe que foi planejada e executada com a maior precisão por seres humanos. A natureza está fora do jogo.”
(Canett, Elias. A consciência das palavras. SP. Cia. das letras 1990.)
O texto refere-se à explosão atômica:
a) Com a qual os EUA conseguiram a rendição dos Japoneses, último núcleo de resistência do eixo, ao fim do conflito mundial ocorrido entre 1939 -1945.
b) Que funcionavam como demonstração do poder militar americano, para intimidar a China que havia aderido ao bloco comunista  no fim da segunda guerra.
c) Cujo objetivo foi colocar fim ao conflito dos EUA com o Vietnã, onde os guerrilheiros locais impunham derrotas sistemáticas aos soldados americanos.
d) Resultante do bombardeio promovido pelos EUA, durante o segundo conflito mundial a Pearl Harbour, base militar japonesa onde era desenvolvida a bomba de hidrogênio.
6) (Fatec-SP/2005) Até setembro de 1944, não existiam crianças em Auschwitz: eram todas mortas a gás na chegada. Depois dessa data, começaram a chegar famílias inteiras de poloneses: todos eles foram tatuados, inclusive os recém-nascidos.  (Primo Levi, Os afogados e os sobreviventes)
O texto acima refere-se:
a) ao chamado holocausto do povo palestino.
b) ao chamado holocausto do povo judeu.
c) à Primeira Guerra Mundial e à política de Anschluss.
e) ao terror retratado pelo palestino Levi ao ver seu povo sendo dominado pelos ingleses.
GABARITO
1 – A
2 – B
3 – A
4 – D
5 – A
6 – B

     SIMULADO DE HISTORIA - 8° Ano
ASSUNTOS:ILUMINISMO e REVOLUÇÃO FRANCESA.

1)    “Os Direitos Naturais traduziam perfeitamente as aspirações dos burgueses, que pretendiam garantir a liberdade religiosa, nem sempre respeitada pelos governos, a liberdade econômica, limitada pelo controle da economia praticada pelo Estado absolutista, e a liberdade de expressão, que lhes permitiria criticar as ações do governo.”
De acordo com os Iluministas, os Direitos Naturais eram:
A)à vida, à liberdade, à igualdade e a propriedade privada.
B)à vida, à morte, à igualdade e a propriedade.
C)à liberdade de expressão, à vida e o direito de tomar a força a propriedade de outra pessoa.
D)à vida, o direito de possuir tudo o que queremos, a igualdade social.
2)    - Dentre as características do iluminismo, filosofia que alcançou sua máxima consagração na França do século XVIII, NÃO está presente:
A) O combate ao absolutismo real.
B) A defesa do liberalismo (liberdade) no plano econômico, ou seja, combatia o intervencionismo estatal na economia.
C) A defesa da idéia de que todos os homens são iguais perante as leis.
D) O ensino de que o homem deve governar-se observando a tradição, a religião e a fé e a não utilização da razão.
3- Os filósofos iluministas do século XVIII tinham o desejo de libertar o espírito humano do peso da barbárie que o obscurecia e de guiá-lo para as luzes da razão. A respeito de suas idéias, é INCORRETO:A) criticavam a influência da igreja católica sobre a sociedade nos campos da educação e cultura e da políticaB) queriam a limitação do poder real e o fim do direito divino dos reis.
C) defendiam a não intervenção do Estado no campo econômico.
D) Os Iluministas não criticavam os privilégios do clero e da nobreza.
4- (UFMG - 1997) Assinale a alternativa que apresenta um princípio filosófico do Século das Luzes.
A) Crença na razão como fonte pra a crítica social e política
B) Defesa do ideal monárquico para a garantia da unidade política
C) Ideia do direito divino dos reis para legitimar o absolutismo
D) Ideia de indivisibilidade do Estado em poderes independentes










5)(UNICENTRO) No dia 26 de agosto de 1789, a Assembléia Nacional Constituinte proclamou a célebre Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (...). Entre os principais pontos definidos por esse documento, destacam-se:
- o respeito, pelo Estado, à dignidade da pessoa humana;
- a liberdade e a igualdade dos cidadãos perante a lei;
- o direito à propriedade individual;
- o direito de resistência à opressão política;
- a liberdade de pensamento e de opinião. (Cotrim, p. 290)

A articulação entre o texto e seu contexto histórico permite afirmar que o documento citado
A)mantém a exploração e a submissão dos camponeses e do clero.
B) restringe à nobreza o domínio sobre os meios de produção
C) contempla o ideário iluminista do direito a liberdade, a igualdade perante a lei e a propriedade privada.
D) preserva o absolutismo vigente no Antigo Regime.
6)A respeito da Revolução Francesa, iniciada em 1789, marque a opção INCORRETA.
A)A crise nas finanças dos Estado francês, com a tributação, foi um dos principais motivos para a convocação dos Estados Gerais.
B)O apoio da Inglaterra foi decisivo para que a Revolução Francesa pudesse se estabelecer no inicio de 1790.
C)A queda da Bastilha, ação de libertação de presos na famosa prisão, ocorrida em 14 de julho de 1789, é o fato que marca o inicio da Revolução.
D)A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão é um dos principais documentos redigidos na Revolução Francesa.
GABARITO
1 – A
2 – D
3 – D
4 – A
5 – C
6 – B



 . Série: 9° B e .

Para responder as questões identifique APENAS UMA ÚNICA alternativa correta.

ASSUNTOS: Islamismo e Budismo.


 1)Existe uma regra religiosa, aceita pelos praticantes do judaísmo e do islamismo, que proíbe o consumo de carne de porco. Estabelecida na Antiguidade, quando os judeus viviam em regiões áridas, foi adotada, séculos depois, por árabes islamizados, que também eram povos do deserto. Essa regra pode ser entendida como:

A - uma demonstração de que o islamismo é um ramo do judaísmo tradicional.
B - um indício de que a carne de porco era rejeitada em toda a Ásia.
C - uma certeza de que do judaísmo surgiu o islamismo.
D - uma crença antiga de que o porco é um animal impuro.

2)O islamismo, religião fundada por Maomé e de grande importância na Unidade árabe, tem como fundamento:

A - o monoteísmo, influência do cristianismo e do judaísmo, observado por Maomé entre povos que seguiam essas religiões.
B -o culto dos santos e profetas através de imagens e ídolos.
C - o politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses, dos quais o principal é Alá.
D - o princípio da aceitação dos desígnios de Alá em vida e a negação de uma vida pós-morte.
3)A religião Islâmica tendo uma forte penetração no mundo árabe.Ela consegue mobilizar multidões, como conseguia nos tempos da Idade Media.Seus preceitos são radicalmente diferentes dos definidos pelo Cristianismo.Não há como estabelecer relações entre essas duas religiões:
A análise acima é:
A – Historicamente correta.
B – Totalmente incorreta.
C – Parcialmente incorreta, pois existem semelhanças entre o Cristianismo e o Islamismo.
D – Correta, pois o Islamismo é politeísta, não podendo ser comparado com o Cristianismo

4) “Aos 29 anos, resolveu sair de casa, e chocado com a doença, com a velhice e a com morte, partiu em busca de uma resposta para o sofrimento humano. Juntou-se a um grupo de ascetas e passou seis anos jejuando e meditando. Durante muitos dias, sua única refeição era um grão de arroz por dia. Após esse período, cansado dos ensinos do Hinduísmo e sem encontrar as respostas que procurava, separou-se do grupo. Depois de sete dias sentado debaixo de uma figueira, diz ele ter conseguido a iluminação, a revelação das Quatro Verdades. Ao relatar sua experiência, seus cinco amigos o denominaram de:”
A- Bida.
B – Buda.
C –Dabu.
D – n.d.a.
5) Existem cinco preceitos a serem seguidos no Budismo, são eles:
A)proibição de matar, proibição de roubar, proibição de ter relações sexuais ilícitas, proibição do falso testemunho,proibição do uso de drogas e álcool.
B)proibição de matar, proibição de roubar, proibição de trabalhar, proibição de estudar.
C)permissão de ter relações sexuais ilícitas, permissão de roubar, permissão de dar falso testemunho, permissão de uso de drogas.
D)todas as alternativas estão corretas.
6)Sobre o Budismo, é correto afirmar que:
 A) O Budismo é um sistema ético, religioso e filosófico fundado pelo príncipe hindu Sidarta Gautama (563-483 a.C.), ou Buda, por volta do século VI.
B) O Budismo é um sistema ético, religioso e filosófico fundado pelo príncipe hindu Sidarta Gautama (563-483 a.C.), ou Maomé, por volta do século VI.
C) O Budismo é um sistema ético, religioso e filosófico fundado pelo príncipe africano Manoel Gautama (563-483 a.C.), ou Buda, por volta do século VI.
D) O Budismo é um sistema ético, religioso e filosófico fundado pelo príncipe inglês Oliver Crowel (2009-2010 d.C.), ou Buda, por volta do século XXI.

GABARITO
1 – D
2 – A
3 – C
4 – B
5 – A
6 – A.















Nenhum comentário:

Postar um comentário