domingo, 23 de março de 2014

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.



ASSUNTO: INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.

1 - (FMU-FIAM-FAAM-SP)Na perspectiva do sistema social, a independência do Brasil não significou uma ruptura, sobretudo porque:

A)     a)a organização do trabalho continuou tendo como base o trabalho escravo, e a propriedade de terras continuou a ser privilegio de poucos.
B)      b)o parque industrial paulista, apesar de vigoroso, destinou poucos recursos para a melhoria das condições de vida da população.
C)      c)a crise das relações diplomáticas com a Inglaterra impediu o fornecimento de produtos vitais para o abastecimento dos habitantes dos espaços urbanos.
D)     d)as guerras ocorridas na década de 1820 impediram o governo de estabelecer uma política social consistente.
E)      Nenhuma das alternativas

ASSUNTO: ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA NA AMAZÔNIA.

2 - O processo atual de escravização envolve diversas etapas: pobreza, aliciamento, endividamento e vigilância. Em cada uma, ocorrem maus tratos, fraudes, ameaças e violência física e psicológica. O que acontece na etapa destacada?

A)     a)No processo de aliciamento, o “gato” busca o peão em seu local de origem, em alguma pensão ou em cidades de passagem. Ele aparenta ser agradável e oferece bom serviço, com salário digno e alojamento decente. Paga o transporte até a fazenda, em ônibus ou caminhão - geralmente sem a mínima segurança – a conta nas pensões e até adiantamento para a família. Assim, quando o peão chega á fazenda, já está devendo.
B)      b) No processo de aliciamento é comum o trabalhador ser vigiado por capatazes armados que ameaçam agredir fisicamente ou até matar aqueles que ousar fugir.
C)      c) No processo de aliciamento às vezes o “galo” apreende os documento dos trabalhadores como carteira de identidade e ou de trabalho, para impedir a fuga.
D)     d)No processo de aliciamento os trabalhadores são aliciados  por um personagem chamado “coelho”.
E)      Nenhuma das alternativas

3-                  ILUSÃO ACABA EM MORTE.

“Durou menos de uma semana o sonho do agricultor Manoel Ferreira dos Santos de acabar com a fome que aflige sua família em Imperatriz, no interior do Maranhão. Recrutado por um “GATO”, Manoel foi para Rondon do Pará com a intenção de trabalhar como bóia-fria numa fazenda de gado.

O agricultor não conhecia a fama do proprietário – um dos fazendeiros acusados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) de explorar trabalho escravo. Em 1995, a Policia Federal encontrou numa de suas propriedades um cemitério clandestino. O inquérito para apurar a origem dos cemitérios foi arquivado.

Manoel tinha planos de voltar ao Maranhão em Novembro, com dinheiro no bolso, para passar o natal com a família. O sonho durou menos de uma semana. Com as mãos e os pés amarrados, seu corpo foi visto no necrotério do município por uma enfermeira que o conhecia.
Segundo a perícia o agricultor foi morto com um tiro de espingarda do “GATO””(ONG Repórter Brasil - Escravo, nem pensar – 2007 p. 21).

O GATO é um personagem importante no processo de escravização do camponês na Amazônia. Quem é o GATO?

A)     a)Contratador de mão de obra a serviço do fazendeiro que recruta pessoas em regiões distante do local da prestação de serviço ou em pensões localizadas nas cidades próximas.
B)      b)O trabalhador submetido ao regime de escravidão;
C)      c)O dono da fazenda;
D)     d)Todas as alternativas estão corretas.
E)      Nenhuma das alternativas

4 - O trabalhador escravizado é levado à fazenda e, além de encontrar péssimas condições de vida e de trabalho, é mantido preso. Há muitas formas de negar a liberdade a um peão, algumas explicitas e outras disfarçadas. O GATO ou patrão podem utilizar mais de um artifício para impedir a saída do trabalhador como:
A)     Divida inventada, isolamento geográfico, ameaças físicas ou psicológicas e retenção de salários;
B)      Divida inventada, pagamento do salário em dias e transporte disponível aos trabalhadores para saírem da fazenda
C)      Isolamento geográfico, ameaças físicas ou psicológicas e pagamento dos salários em dia;
D)     Nenhuma das alternativas anteriores.
E)      Nenhuma das alternativas.

ASSUNTO: O I REINADO.

5 -  (UFES) O banco que financiou a independência:

“O Rothschild é o mais antigo banco de investimento do mundo {...} foram os Rothschild que deram o primeiro financiamento do Brasil independente, em 1825.” (O Globo 21/09/1998).
O texto refere-se à divida externa do Brasil no Primeiro Reinado contraída com banqueiros ingleses, quase sempre com a casa Rothschild.
O Brasil começa sua historia como país independente, acumulando dividas com banqueiros internacionais, situação ligada, entre outras, ao:
A)     Legislação que visa a contenção de importações de supérfluos, o que causava prejuízos aos comerciantes;
B)      Redução do tráfico de escravos no Brasil, especialmente para o nordeste, em troca de direito de os comerciantes brasileiros abastecerem com exclusividade algumas colônias inglesas, fato que endividava o país;
C)      Acordo sobre compensações, que previam o pagamento a Portugal de uma indenização em Libras Esterlinas em troca do reconhecimento da independência do Brasil.
D)     Rompimento das relações diplomáticas e comerciais com os EUA, que não concordaram com as taxas alfandegárias, medida que resultou na diminuição da receita tributaria do país.
E)      Nenhuma das alternativas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário