1º provão . Série:
6º ano
Disciplina: Historia.
Assuntos: História e fontes históricas. Cultura e tempo.
1) As leis são importantes fontes para o conhecimento da
História. Leia com atenção a Lei nº 10.639 e depois marque com X a alternativa
CORRETA.
Lei nº 10639, de 9 de janeiro de 2003.
Nos estabelecimento de ensino fundamental e médio, oficiais
e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-brasileira.
§1º O conteúdo programático (...) incluirá o estudo da
História da África e dos Africanos, luta dos negros no Brasil, a cultura negra
brasileira e o negro na formação nacional, resgatando a contribuição do povo
negro nas áreas social, econômica e politica pertinente à História do Brasil.
(...)
Brasília, 9 de
janeiro de 2003.
Luiz Inácio
Lula da Silva
Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque
O texto da lei acima é um exemplo
de fonte histórica:
A) Oral.
B) Visual.
C) Escrita.
D) Cultura
material.
2)Leia o texto com atenção e
marque com X a resposta CORRETA.
“Uma das primeiras coisas que fazemos ao
acordar é olhar que horas são. Consultamos relógios várias vezes ao dia. Temos
hora para tudo: hora de ir à escola, hora de comer, hora de estudar, hora de
encontrar um amigo ou amiga, e assim por diante. Os horários são tão
importantes em nossa vida que, muitas vezes, acordamos em determinada hora
porque o despertador tocou e não porque já dormimos o suficiente. Enfim,
dependemos de relógios e horários.”
Esse tempo controlado por
relógios e horários é chamado de:
A) Tempo
histórico.
B) Tempo
cronológico.
C) Tempo
natural.
D) Tempo
geológico.
3) Aprendemos nas aulas de
História que rir de pessoas que têm hábitos diferentes dos nossos é cometer
etnocentrismo.
Leia as frases abaixo e marque um
X naquela em que se nota etnocentrismo.
A) Os
grupos indígenas têm culturas diferentes da nossa.
B) Faz
parte da cultura escocesa os homens usarem saia.
C) Faz
parte da cultura japonesa comer peixe cru.
D) As
mulheres tailandesas são estranhas, pois acham bonito ter o pescoço comprido.
4)Leia com atenção um trecho da
música “ Oração ao Tempo”, de composição de Caetano Veloso, cantada por Maria
Gadú e marque com X a resposta CORRETA.
És um senhor tão bonito
Quanto a cara do meu filho
Tempo tempo tempo tempo
Vou te fazer um pedido
Tempo tempo tempo tempo
Quanto a cara do meu filho
Tempo tempo tempo tempo
Vou te fazer um pedido
Tempo tempo tempo tempo
Compositor de destinos
Tambor de todos os rítmos
Tempo tempo tempo tempo
Entro num acordo contigo
Tempo tempo tempo tempo
Tambor de todos os rítmos
Tempo tempo tempo tempo
Entro num acordo contigo
Tempo tempo tempo tempo
Por seres tão inventivo
E pareceres contínuo
Tempo tempo tempo tempo
És um dos deuses mais lindos
Tempo tempo tempo tempo
E pareceres contínuo
Tempo tempo tempo tempo
És um dos deuses mais lindos
Tempo tempo tempo tempo
Qual é o tema central da canção?
A) O tempo.
B) É
uma literatura de cordel.
C) É
uma homenagem a Caetano Veloso.
D) É uma oração a Deus
5) O século é uma unidade de
tempo muito utilizado pelos historiadores e é, geralmente, escrito em algarismo
romano: século I, século III, século XX e assim por diante. Há regras práticas
para saber a que século pertence determinado ano.
1ª) Quando o ano terminar em 00,
basta eliminá-los, e o numero que sobrar indicará o século. Exemplo:
1200: século XII (século doze).
2ª) Quando o ano não terminar em
00, basta eliminar os dois últimos algarismos e somar 1 ao número que sobrou, e
você terá o século. Exemplo:
1995: 19
+1
___________________
20
século XX ( século XX).
Com base nas informações
apresentadas pode-se afirmar que os anos de 2000 e 2012 correspondem
respectivamente aos seguintes séculos:
A) XV
e XVIII ( século quinze e século dezoito).
B) V
e X ( século cinco e século dez).
C) XX
e III ( século vinte e século três).
D) XX e XXI ( século vinte e século vinte e um).
GABARITO
1-C
2-B
3-D
4-A
5-D
1º SIMULADO 2012 TARDE
Série: 7º ano D.
Professora: Edileuza.
Disciplina: História.
ASSUNTO: O FEUDALISMO.
1) Considerando a figura e o texto apresentados a seguir.
“(...) Nessa moradia fortificada
(...). o senhor vivia com sua família, empregados e funcionários que
administravam a sua propriedade. Pastos, bosques eram usados em comum, mas a
terra arável se dividia em duas partes. Uma de modo geral a terça parte do
total, pertencia ao senhor e era chamada seus ‘domínios’; a outra ficava em
poder dos camponeses que, então, trabalhavam a terra.”
(Adaptado de Leo Huberman. História da riqueza do homem. 18 ed. RJ. 1982
p. 119).
A figura e o texto identificam uma unidade de produção
típica:
a)das comunidades primitivas
b)das sociedades modernas.
c)do final da Idade Contemporânea.
d)da Idade Média feudal (FEUDALISMO).
2) Leia o texto e marque com X a alternativa CORRETA.
“Na sociedade feudal, a posição social de uma pessoa
dependia de seu nascimento. Assim, o filho de nobres era nobre por toda a vida.
E o filho de camponeses, mesmo trabalhando duro, não conseguia alterar sua
posição social.”
No auge do feudalismo
europeu, a sociedade era dividida em três grupos. Quais eram eles?
A)
Classe baixa, classe média e classe alta.
B)
Escravos, servos e nobres.
C)
Clero, servos e classe baixa.
D)
Nobreza, clero e camponeses.
3) O feudo produzia quase tudo de que seus habitantes
necessitavam: alimentos, roupas, ferramentas, tecidos etc. Vinha de forra
apenas o sal, necessário à conservação da carne, e o ferro, para a fabricação de
armas e utensílios. Por isso se diz que a economia no feudalismo era:
A) Autossuficiente.
B) Dependente.
C) Capitalista.
D) Socialista.
4) “ O castelo medievais era, ao
mesmo tempo, moradia e fortaleza não somente de reis ou príncipes, mas também
de duques, condes ou marqueses. Lá, o senhor vivia com sua família, recebia
convidados e estabelecia alianças com seus pares. E era de lá também que ele
governava sua família, seus servidores e dependentes. Conquistar um castelo não
era fácil. O castelo possuía uma única grande porta fortificada, ladeada por
altas torres e protegidas por grade levadiça. Quando os inimigos conseguiam
atravessar o fosso, a grade era baixada rapidamente, e os defensores do castelo
escoravam os batentes da porta para tentar resistir aos golpes.”
Para que servia o castelo?
A) O
castelo servia somente como moradia das pessoas pobres durante a Idade Média.
B) O
castelo servia como moradia do senhor e sua família, como local de onde o
senhor governava e como fortaleza.
C) O
castelo servia para embelezar os feudos.
D) O
castelo servia como moradia dos camponeses.
5) Observe a imagem abaixo com
atenção:
O que esta imagem mostra?
A) Mostra
um juramento de fidelidade pelo qual um nobre se comprometia a proteger e
auxiliar o outro, militarmente, ou seja, a relação de suserania e vassalagem.
B) Mostra
um casamento entre nobres.
C) Mostra
dois nobres guerreando.
D) Mostra
a amizade entre dois servos.
GABARITO
1-D
2-D
3-A
4-B
5-A
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