domingo, 23 de março de 2014

Provão



1º provão .  Série: 6º ano
Disciplina: Historia.
Assuntos: História e fontes históricas. Cultura e tempo.
1) As leis são importantes fontes para o conhecimento da História. Leia com atenção a Lei nº 10.639 e depois marque com X a alternativa CORRETA.
Lei nº 10639, de 9 de janeiro de 2003.
Nos estabelecimento de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-brasileira.
§1º O conteúdo programático (...) incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e politica pertinente à História do Brasil. (...)
                                 Brasília, 9 de janeiro de 2003.
                                    Luiz Inácio Lula da Silva
                                         Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque
O texto da lei acima é um exemplo de fonte histórica:
A)     Oral.
B)      Visual.
C)      Escrita.
D)     Cultura material.
2)Leia o texto com atenção e marque com X a resposta CORRETA.
 “Uma das primeiras coisas que fazemos ao acordar é olhar que horas são. Consultamos relógios várias vezes ao dia. Temos hora para tudo: hora de ir à escola, hora de comer, hora de estudar, hora de encontrar um amigo ou amiga, e assim por diante. Os horários são tão importantes em nossa vida que, muitas vezes, acordamos em determinada hora porque o despertador tocou e não porque já dormimos o suficiente. Enfim, dependemos de relógios e horários.”
Esse tempo controlado por relógios e horários é chamado de:
A)     Tempo histórico.
B)      Tempo cronológico.
C)      Tempo natural.
D)     Tempo geológico.
3) Aprendemos nas aulas de História que rir de pessoas que têm hábitos diferentes dos nossos é cometer etnocentrismo.
Leia as frases abaixo e marque um X naquela em que se nota etnocentrismo.
A)     Os grupos indígenas têm culturas diferentes da nossa.
B)      Faz parte da cultura escocesa os homens usarem saia.
C)      Faz parte da cultura japonesa comer peixe cru.
D)     As mulheres tailandesas são estranhas, pois acham bonito ter o pescoço comprido.

4)Leia com atenção um trecho da música “ Oração ao Tempo”, de composição de Caetano Veloso, cantada por Maria Gadú e marque com X a resposta CORRETA.
És um senhor tão bonito
Quanto a cara do meu filho
Tempo tempo tempo tempo
Vou te fazer um pedido
Tempo tempo tempo tempo
Compositor de destinos
Tambor de todos os rítmos
Tempo tempo tempo tempo
Entro num acordo contigo
Tempo tempo tempo tempo
Por seres tão inventivo
E pareceres contínuo
Tempo tempo tempo tempo
És um dos deuses mais lindos
Tempo tempo tempo tempo

Qual é o tema central da canção?
A)      O tempo.

B)      É uma literatura de cordel.
C)      É uma homenagem a Caetano Veloso.
D)      É uma oração a Deus
5) O século é uma unidade de tempo muito utilizado pelos historiadores e é, geralmente, escrito em algarismo romano: século I, século III, século XX e assim por diante. Há regras práticas para saber a que século pertence determinado ano.
1ª) Quando o ano terminar em 00, basta eliminá-los, e o numero que sobrar indicará o século. Exemplo:
           1200: século XII (século doze).
2ª) Quando o ano não terminar em 00, basta eliminar os dois últimos algarismos e somar 1 ao número que sobrou, e você terá o século. Exemplo:
1995:    19
             +1
___________________
             20  século XX ( século XX).

Com base nas informações apresentadas pode-se afirmar que os anos de 2000 e 2012 correspondem respectivamente aos seguintes séculos:
A)     XV e XVIII ( século quinze e século dezoito).
B)      V e X ( século cinco e século dez).
C)      XX e III ( século vinte e século três).
D)      XX e XXI ( século vinte e século vinte e um).

GABARITO
1-C
2-B
3-D
4-A
5-D


1º SIMULADO 2012 TARDE
Série: 7º ano D.
Professora: Edileuza.
Disciplina: História.
ASSUNTO: O FEUDALISMO.
1) Considerando a figura e o texto apresentados a seguir.

       
“(...) Nessa moradia fortificada (...). o senhor vivia com sua família, empregados e funcionários que administravam a sua propriedade. Pastos, bosques eram usados em comum, mas a terra arável se dividia em duas partes. Uma de modo geral a terça parte do total, pertencia ao senhor e era chamada seus ‘domínios’; a outra ficava em poder dos camponeses que, então, trabalhavam a terra.”
                  (Adaptado de Leo Huberman. História da riqueza do homem. 18 ed. RJ. 1982 p. 119).
A figura e o texto identificam uma unidade de produção típica:
a)das comunidades primitivas
b)das sociedades modernas.
c)do final da Idade Contemporânea.
d)da Idade Média feudal (FEUDALISMO).
2) Leia o texto e marque com X a alternativa CORRETA.
“Na sociedade feudal, a posição social de uma pessoa dependia de seu nascimento. Assim, o filho de nobres era nobre por toda a vida. E o filho de camponeses, mesmo trabalhando duro, não conseguia alterar sua posição social.”
 No auge do feudalismo europeu, a sociedade era dividida em três grupos. Quais eram eles?
A)     Classe baixa, classe média e classe alta.
B)      Escravos, servos e nobres.
C)      Clero, servos e classe baixa.
D)     Nobreza, clero e camponeses.
3) O feudo produzia quase tudo de que seus habitantes necessitavam: alimentos, roupas, ferramentas, tecidos etc. Vinha de forra apenas o sal, necessário à conservação da carne, e o ferro, para a fabricação de armas e utensílios. Por isso se diz que a economia no feudalismo era:
A) Autossuficiente.
B) Dependente.
C) Capitalista.
D) Socialista.
4) “ O castelo medievais era, ao mesmo tempo, moradia e fortaleza não somente de reis ou príncipes, mas também de duques, condes ou marqueses. Lá, o senhor vivia com sua família, recebia convidados e estabelecia alianças com seus pares. E era de lá também que ele governava sua família, seus servidores e dependentes. Conquistar um castelo não era fácil. O castelo possuía uma única grande porta fortificada, ladeada por altas torres e protegidas por grade levadiça. Quando os inimigos conseguiam atravessar o fosso, a grade era baixada rapidamente, e os defensores do castelo escoravam os batentes da porta para tentar resistir aos golpes.”
Para que servia o castelo?
A)     O castelo servia somente como moradia das pessoas pobres durante a Idade Média.
B)      O castelo servia como moradia do senhor e sua família, como local de onde o senhor governava e como fortaleza.
C)      O castelo servia para embelezar os feudos.
D)     O castelo servia como moradia dos camponeses.






5) Observe a imagem abaixo com atenção:


O que esta imagem mostra?
A)     Mostra um juramento de fidelidade pelo qual um nobre se comprometia a proteger e auxiliar o outro, militarmente, ou seja, a relação de suserania e vassalagem.
B)      Mostra um casamento entre nobres.
C)      Mostra dois nobres guerreando.
D)     Mostra a amizade entre dois servos.

 GABARITO
1-D
2-D
3-A
4-B
5-A

Nenhum comentário:

Postar um comentário