domingo, 23 de março de 2014

O legado da Grécia para a civilização ocidental e o Esplendor de Roma.



1º SIMULADO
DISCIPLINA: HISTÓRIA.
PROFESSORA
1º ano:
ASSUNTO: O legado da Grécia para a civilização ocidental e o Esplendor de Roma.
1)A religião foi um dos principais elementos de vinculo cultural entre as cidades da Grécia antiga.Encontramos por todo o mundo grego uma série de crenças, rituais, divindades e templos comuns.A religião grega não tinha um conjunto fixo de normas (dogmas) estabelecidas num único livro sagrado. Seus princípios foram transmitidos pela tradição oral. Entre as características da religião grega, podemos citar o politeísmo (o culto a vários deuses) e o antropomorfismo (do grego antropo = homem e morfismo = referente à forma).
Com base no texto acima a religião grega caracterizava-se por ser politeísta e antropomórfica, o que significa que:
A) cultuavam-se vários deuses, que eram representados como tendo corpos semelhantes ao dos homens.
B) cultuavam-se forças da natureza, que não tinham representação corporal.
C) cultuava-se um único deus, que era representado como tendo o corpo de animal.
D) acreditava-se no poder dos governantes, cujos corpos eram considerados sagrados.
2)(UFPI)        As mulheres de Atenas.
“Segundo a mitologia grega, as mulheres atenienses perderam os direitos de cidadania porque, quando da fundação a pólis, elas haviam votado em Atena, deusa da sabedoria, para nomear a cidade. Então, para apaziguar a ira do furioso Poseidon, deus dos mares, foram condenadas a viver à sombra de seus amantes e maridos.”
Assinale o que for correto a respeito da mulher na sociedade democrática ateniense, na Antiguidade.
A) além de cuidar da administração interna das residências, cabia à mulher fazer pessoalmente as compras no mercado.
B) as mulheres passavam boa parte do tempo fora de casa, nos locais públicos com amigas e mesmo estabelecendo relações intimas com outros homens.
C) naquela organização social, a mulher estava excluída da cidadania que era reservada aos homens.
D) A mulher ateniense administrava o lar juntamente com o marido, possuía ainda o direito de participar de jogos e das discussões políticas.
3) (PUC/SP-2007).A partir do século V a.C., na Grécia Antiga, ocorreu um grande desenvolvimento nos campos da arte, da filosofia e da democracia ateniense. Sobre a democracia de Atenas, é correto afirmar que:
A)   E palavra “demos” que significa genericamente “povo”, se referia a todos os habitantes de Atenas.
B)   A palavra “demos” relaciona-se somente aos homens livres e filhos de atenienses.
C)   A participação da mulher ocorria de forma efetiva nas assembléias.
D)   A sociedade grega estava fundada no ideal de democracia, sem diferenças de classe. Desse modo, os escravos, as mulheres e os estrangeiros também eram considerados cidadãos.


2º ANO; D, E e F.
ASSUNTOS: As culturas indígenas americanas e a colonização do Brasil.
1)Leia atentamente este trecho do poema,
“A espada estava na outra mão.”
Há quinhentos anos atrás...
Havia um continente
Coberto de matas e uma boa gente
Vivia em paz.
Viram homens que viviam
Do outro lado do mar.
Mostrando a cruz
“Vieram catequizar”,
Mas a espada estava
Na outra mão
Para matar o índio,
Devastar nosso sertão
E fazer o negro trabalhar
Sem ganhar o pão.
(PEREIRA, Pilato. Revista Mundo Jovem. Abr.2000).
 A leitura do poema nos permite concluir que:
A)a chegada do homem europeu não significou uma mudança no modo de vida dos índios do continente americano.
B)o poema deixa claro que, no encontro de culturas ocorrido a quinhentos anos, na América, o relacionamento entre povos diferentes foi marcada pela cordialidade.
C)os homens que vieram do outro lado do mar tinham como objetivo principal catequizar os índios.
D)o poema demonstra o caráter explorador e destruidor que caracterizou a conquista da América pelos portugueses.

2)Analisando as figuras podemos afirmar que:


a)os jesuítas podiam praticar o canibalismo contra os índios que se recusavam converter-se ao cristianismo.
b)a história identifica o canibalismo ou antropofagia como peculiar da cultura indígena – era um rito mágico: não matavam para alimentar-se; comiam numa espécie de homenagem ao inimigo, acreditando que agindo desse modo adquiririam sua força, sua coragem;
c)os índios “selvagens” agiam dessa forma, no intuito de ressaltar sua selvageria, e portanto, os conquistadores desprezavam os conhecimentos desses povos e outras áreas.
d)trata-se de uma questão ligada a “interioridade racial” de outras tribos consideradas atrasadas.
3)- Pouco disposto a investir muitos recursos econômicos na colonização do Brasil, o governo português decidiu, de inicio, transferir essa tarefa para a iniciativa particular.
Assim, em 1534, o rei D. João III ordenou a divisão do território brasileiro em grandes porções de terra (15 capitanias ou donatárias) e as entregaram as pessoas que se habilitaram ao empreendimento: os Capitães ou donatários.
Nomeado pelo rei, o Donatário era a autoridade máxima dentro da capitania e, com sua morte, a administração passava para seus descendentes. Por esse motivo, as terras eram chamadas de:
a)Medias Sesmarias
b) Grandes Latifúndios
c) Capitanias Hereditárias
d)Grandes Fazendas.

GABARITO
1º ANO
1-A
2-C
3-B
2º ANO
1-D
2-B
3-C





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