1º SIMULADO
DISCIPLINA: HISTÓRIA.
PROFESSORA
1º ano:
ASSUNTO: O legado da Grécia
para a civilização ocidental e o Esplendor de Roma.
1)A religião foi um dos
principais elementos de vinculo cultural entre as cidades da Grécia
antiga.Encontramos por todo o mundo grego uma série de crenças, rituais,
divindades e templos comuns.A religião grega não tinha um conjunto fixo de
normas (dogmas) estabelecidas num único livro sagrado. Seus princípios foram transmitidos
pela tradição oral. Entre as características da religião grega, podemos citar o
politeísmo (o culto a vários deuses) e o antropomorfismo (do grego antropo =
homem e morfismo = referente à forma).
Com base no texto acima a
religião grega caracterizava-se por ser politeísta e antropomórfica, o que
significa que:
A) cultuavam-se vários
deuses, que eram representados como tendo corpos semelhantes ao dos homens.
B) cultuavam-se forças da
natureza, que não tinham representação corporal.
C) cultuava-se um único
deus, que era representado como tendo o corpo de animal.
D) acreditava-se no poder
dos governantes, cujos corpos eram considerados sagrados.
2)(UFPI) As
mulheres de Atenas.
“Segundo a mitologia grega,
as mulheres atenienses perderam os direitos de cidadania porque, quando da
fundação a pólis, elas haviam votado em Atena, deusa da sabedoria, para nomear
a cidade. Então, para apaziguar a ira do furioso Poseidon, deus dos mares,
foram condenadas a viver à sombra de seus amantes e maridos.”
Assinale o que for correto a
respeito da mulher na sociedade democrática ateniense, na Antiguidade.
A) além de cuidar da
administração interna das residências, cabia à mulher fazer pessoalmente as
compras no mercado.
B) as mulheres passavam boa
parte do tempo fora de casa, nos locais públicos com amigas e mesmo
estabelecendo relações intimas com outros homens.
C) naquela organização
social, a mulher estava excluída da cidadania que era reservada aos homens.
D) A mulher ateniense
administrava o lar juntamente com o marido, possuía ainda o direito de
participar de jogos e das discussões políticas.
3) (PUC/SP-2007).A partir do
século V a.C., na Grécia Antiga, ocorreu um grande desenvolvimento nos campos
da arte, da filosofia e da democracia ateniense. Sobre a democracia de Atenas,
é correto afirmar que:
A) E
palavra “demos” que significa genericamente “povo”, se referia a todos os
habitantes de Atenas.
B) A
palavra “demos” relaciona-se somente aos homens livres e filhos de atenienses.
C) A
participação da mulher ocorria de forma efetiva nas assembléias.
D) A
sociedade grega estava fundada no ideal de democracia, sem diferenças de
classe. Desse modo, os escravos, as mulheres e os estrangeiros também eram
considerados cidadãos.
2º ANO; D, E e F.
ASSUNTOS: As culturas
indígenas americanas e a colonização do Brasil.
1)Leia atentamente este
trecho do poema,
“A espada estava na outra
mão.”
Há quinhentos anos atrás...
Havia um continente
Coberto de matas e uma boa
gente
Vivia em paz.
Viram homens que viviam
Do outro lado do mar.
Mostrando a cruz
“Vieram catequizar”,
Mas a espada estava
Na outra mão
Para matar o índio,
Devastar nosso sertão
E fazer o negro trabalhar
Sem ganhar o pão.
(PEREIRA, Pilato. Revista
Mundo Jovem. Abr.2000).
A leitura do poema nos permite concluir que:
A)a chegada do homem europeu
não significou uma mudança no modo de vida dos índios do continente americano.
B)o poema deixa claro que,
no encontro de culturas ocorrido a quinhentos anos, na América, o
relacionamento entre povos diferentes foi marcada pela cordialidade.
C)os homens que vieram do
outro lado do mar tinham como objetivo principal catequizar os índios.
D)o poema demonstra o
caráter explorador e destruidor que caracterizou a conquista da América pelos
portugueses.
2)Analisando as figuras podemos
afirmar que:
a)os jesuítas podiam praticar o
canibalismo contra os índios que se recusavam converter-se ao cristianismo.
b)a história identifica o
canibalismo ou antropofagia como peculiar da cultura indígena – era um rito
mágico: não matavam para alimentar-se; comiam numa espécie de homenagem ao
inimigo, acreditando que agindo desse modo adquiririam sua força, sua coragem;
c)os índios “selvagens” agiam
dessa forma, no intuito de ressaltar sua selvageria, e portanto, os
conquistadores desprezavam os conhecimentos desses povos e outras áreas.
d)trata-se de uma questão ligada
a “interioridade racial” de outras tribos consideradas atrasadas.
3)- Pouco disposto a investir
muitos recursos econômicos na colonização do Brasil, o governo português
decidiu, de inicio, transferir essa tarefa para a iniciativa particular.
Assim, em 1534, o rei D. João III
ordenou a divisão do território brasileiro em grandes porções de terra (15
capitanias ou donatárias) e as entregaram as pessoas que se habilitaram ao
empreendimento: os Capitães ou donatários.
Nomeado pelo rei, o Donatário era
a autoridade máxima dentro da capitania e, com sua morte, a administração
passava para seus descendentes. Por esse motivo, as terras eram chamadas de:
a)Medias Sesmarias
b) Grandes Latifúndios
c) Capitanias Hereditárias
d)Grandes Fazendas.
GABARITO
1º ANO
1-A
2-C
3-B
2º ANO
1-D
2-B
3-C
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