domingo, 23 de março de 2014

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918).



                                   I – SIMULADO
.

Professora:
Disciplina: História      série: 9° e 8° ano.


9° Ano

ASSUNTO: A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918).


1)sobre as causas da primeira guerra mundial, assinale a alternativa INCORRETA.

a) a concorrência econômica entre as nações industrializadas resultou na disputa colonial por regiões da África e Ásia.

b)o revanchismo francês, denotado pelo interesse da França de tomar da Alemanha a região da Alsacia e da Lorena.


c)a primeira guerra ocorreu devido a lutas dos países que faziam parte da Tríplice Aliança em defesa dos países pobre da África e Ásia.

d)uma das causas da primeira guerra mundial foi a morte do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco a assassinado no ano de 1914.

2)O fato considerado como o estopim da Primeira Guerra Mundial foi:

a)a crise de Marrocos envolvendo a França e a Alemanha.
b)A anexação promovida pela Áustria da região da Rússia ferindo os interesses da sérvia.
c)o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, da Áustria,por um estudante ligado a um grupo nacionalista da Sérvia.
d)A formação da Tríplice Aliança da Tríplice Entente.

3)Durante a Primeira Guerra Mundial, dois blocos se evidenciaram, Tríplice Aliança e a tríplice Entente – sendo esse ultimo composto por:

a)Itália ,Alemanha e Japão.
b)Inglaterra, França e Rússia.
c)Alemanha, Itália e Áustria.
d)Inglaterra, França e Alemanha.



4)O Tratado de Versalhes, assinado em 1919, considerou a Alemanha responsável pela Primeira Guerra Mundial. Entre os fatos abaixo, o único que não corresponde às cláusulas impostas à Alemanha pelo referido Tratado foi:

a)o país foi obrigado a pagar indenizações de guerra calculada em 30 bilhões de dólares.
b) o país foi obrigado a destruir submarinos, navios e aviões de guerra.
c)a divisão do território alemão, em quatro zonas, entre os aliados, ficando a União Soviética com a parte oriental, e a Inglaterra, Estados Unidos e França com o lado ocidental.
d)a redução do exercito alemão para 100 mil homens voluntários, bem como restrições para esse exercito possuir armas ofensivas como tanques, aviões e submarinos.


ASSUNTO: REVOLUÇAO RUSSA.

5)Analisando a charge abaixo podemos afirmar que:

a)no sistema capitalista os meios de produção pertencem a coletividade, ou seja, a todos.
b)no sistema socialista os  meios de produção pertencem a sociedades privadas ou a particulares.
c)no sistema capitalista existe uma grande igualdade social, onde todas as pessoas têm acesso a mesma qualidade de ensino, não existe mendigos e nem pessoas desempregadas.
d)teoricamente no sistema socialista os meios de produção (terras, bancos, empresas) pertencem a coletividade. Não existe mais ricos, e as diferenças sociais são pequenas além disso as decisões econômicas são tomadas democraticamente pelo povo trabalhador, visando o bem-estar social de todo.

6)Sobre a Revolução Russa podemos afirmar que:

a)No começo do século XX, a Rússia era um dos países mais pobre e opressor do mundo. Em novembro de 1917, operários e camponeses, guiados por Lênin e pelo partido bolchevique (comunista), fizeram uma revolução e transformaram a Rússia num país socialista.

b)No começo do século XX, a Rússia era o pais mais rico do mundo.

c)A Rússia antes da revolução de 1917, era um país caracterizado pela igualdade social. Existia democracia e os trabalhadores, tanto camponeses como operários tinham seus direitos trabalhistas respeitados e gozavam de ótimas qualidades de vida.

d)A Rússia antes da revolução de 1971 era governada por uma presidente, que era extremamente democrático e sempre defendia o interesse do povo russo.





SIMULADO 8° Ano

ASSUNTO:AFRICANOS NO BRASIL: dominação e resistência.


1)-Os Portugueses foram os primeiros a realizar o comércio de escravos africanos através do Atlântico, seguidos dos Holandeses, /ingleses e Franceses. Isso foi possível depois de os Portugueses terem dominado muitas regiões no litoral da África (onde fundaram feitorias ao longo dos séculos XV e XVI) e estabelecidas alianças com comerciantes e soberanos locais.
O tráfico negreiro unia interesses a África, Europa e América. Os navios Europeus levavam mercadorias para a costa africana (Tecidos grosseiros, aguardente, tabaco e Armas) que eram trocadas por escravos, vendidas posteriormente para os colonos americanos.
Devido ao tráfico negreiro, milhões de africanos foram:
a) Desterrados, arrancados da África e escravizados;
b) Respeitados e transformados em grandes proprietários na América;
c) Promovidos a governadores das colônias americanas;
d) Transformados em trabalhadores assalariados que recebiam altíssimos salários.


2). Ao longo da vigência do escravismo no Brasil, (séculos XVI-XIX), os quilombos foram uma constante. Sobre eles é
correto afirmar, EXCETO:
A) Representavam a única forma coletiva de resistência escrava ao sistema.
B) Seus integrantes, os quilombolas, utilizavam muitas vezes o roubo e o assalto para sobreviverem.
C) Localizavam-se em lugares estratégicos, como nas montanhas ou mesmo próximos a estradas e vilas.
D) O mais conhecido foi Palmares, destruído em 1697 e localizado no atual estado de Alagoas.

3)Está na Constituição, por meio da Lei 7716, de 1988:
“A pratica do racismo constitui crime inafiançável, imprescritível, sujeito a pena de reclusão nos termos da Lei”
Artigo 1º “Serão proibidos na forma da lei, os crimes de discriminação ou preconceito da raça, cor, etnia ou procedência nacional”.
Uma pessoa pratica racismo, EXCETO quando:

a)       Não emprega alguém por causa da sua cor;
b)      Pratica e induz ou mesmo incentiva, pelos meios de comunicação, a discriminação, o preconceito de raça, cor, religião, nacionalidade e etnia.
c)       Nega acesso de alguém a qualquer cargo que esteja apto a exercer em uma empresa por preconceito de raça ou cor.
d)      Termina o namoro com uma mulher negra alegando que ela o traiu.

4) “Nas fortalezas do litoral africano, homens, mulheres e crianças eram forçadas a embarcar em navios pequenos e frágeis, conhecidos como navios negreiros. A viagem das praias da África para o Brasil durava de 30 a 45 dias, conforme o lugar de partida e o de chegada. As condições de viagem eram péssimas, a comida era pouca e de má qualidade. As pipas de agua também eram poucas, para não ocupar lugar no navio. Assim, cada escravo recebia apenas um copo a cada dois dias. Alguns bebiam  agua do mar e adoeciam”.

(História e sociedade. Alfredo Boulos).
Os navios que transportavam os africanos da África para o Brasil no período do trafico de escravos, eram chamados de negreiros ou tumbeiros. Essa ultima denominação deve se ao fato:
a)de os navios terem forma de tumbas.
b)de que as precárias condições da viagem causava a morte de uma boa parte da tripulação do navio. A quantidade de pessoas mortas era tão grande que o navio parecia mais uma tumba.
c)de os navios pertencerem a homens, cujo nomes era tumbeiros.
d)Toas as alternativas estão corretas.

5) “Uma antiga contribuição dos povos africanos foi a técnica de metalurgia, a fabricação de peças de ferro .Hoje sabemos que há três mil anos, em diversas regiões da África, se produziam diferentes materiais de ferro:armas para a guerra, objetos de culto e ferramentas de trabalho. Os ferreiros eram tidos como homens especiais, pois detinham a sabedoria de dominar e transformar a natureza e de criar objetos. A importância desses homens e do seu saber tecnológico era tão grande que, no Brasil, plantas de diversos quilombos mostram que a casa do ferreiro ocupava lugar de destaque.”
                                 (UMA visita ao Museu Afro Brasil. São Paulo).

Com base no texto, que contribuição dos povos africanos merece especial destaque?
a)      A construção de quilombos.
b)      A casa do ferreiro.
c)      A técnica da metalurgia.
d)     A invenção da capoeira.




6)Observe a imagem abaixo:              
Jogar capoeira ou dança da guerra (Rugendas, 1835)
Sobre a capoeira, é correto afirmar que:
a) era vista pelos senhores de engenho e pintores como uma inocente dança, o que explica o fato de nunca ter sido proibida.
b) surgiu no interior do Pará, a partir da integração entre negros alforriados e imigrantes japoneses praticantes de artes marciais.
c) se tornou famosa, a partir da década de 1950, com o interesse de lutadores norte-americanos pelos golpes mortais da luta.
d) é uma tradição cultural afro-brasileira, o que pode ser percebido pelos instrumentos utilizados e pelos temas das canções.





SIMULADO 9º

ASSUNTO:CANDOMBLÉ.


1) “As religiões afro-brasileiras na maioria são relacionadas com a religião yorùbá e outras religiões tradicionais africanas, é uma parte das religiões afro-americanas e diferentes das religiões afro-cubanas como a Santeria de Cuba e o Vodou do Haiti pouco conhecidas no Brasil”.
São consideradas religiões afro-brasileira, todas as religiões que tiveram origem nas religiões tradicionais:
a)      Africana
b)      Americana
c)      Europeia
d)      Asiática.

2)



A troca entre as crenças foi corrente no desenvolvimento da cultura religiosa brasileira.


“Durante o processo de colonização do Brasil, notamos que a utilização dos africanos como mão de obra escrava estabeleceu um amplo leque de novidades em nosso cenário religioso. Ao chegarem aqui, os escravos de várias regiões da África traziam consigo várias crenças que se modificaram no espaço colonial. De forma geral, o contato entre nações africanas diferentes empreendeu a troca e a difusão de um grande número de divindades”. As divindades do candomblé são conhecidas como:
a)Xixás.
b)Orixás.
c)Budas.
d)Preto Velho.

3)observe a imagem  e leia o texto com atenção.
A procissão de Iemanjá parte da Casa do Peso, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador
Todos os anos, no dia 2 de fevereiro, a cidade de Salvador, capital do Estado da Bahia, realiza uma bela e colorida procissão de barcos em homenagem a Iemanjá, a rainha das águas. Os pescadores depositam no mar flores e presentes, pedindo sorte e uma pescaria farta. Iemanjá é muito conhecida. Ela pode ser representada como uma sereia de longos cabelos ao vento. Sua cor favorita é o azul-claro e o sábado é o dia da semana que lhe é consagrado. Iemanjá é uma das divindades do:

a)Cristianismo.
b)Candomblé.
c)Islamismo.
d)Xintoísmo.

4) Os orixás são homenageados com oferendas e sacrifícios. Cada um tem sua própria saudação, formada por palavras em idioma ioruba. Para conhecer a vontade dos orixás, mães e pais-de-santo, os sacerdotes dessas religiões, jogam os búzios, uma espécie de adivinhação realizado por meio da leitura de figuras formadas por conchas lançadas sobre uma mesa. Hoje em dia, os orixás estão presentes não apenas nos rituais religiosos, mas nas festas populares, no carnaval, na dança e na música. Também  integram  muitos outros aspectos da nossa cultura, como as artes plásticas, o cinema, o teatro, a moda e a gastronomia. Sobre os orixás, é correto afirmar que:

a) Cada orixá tem sua história, sua personalidade e domina um aspecto da realidade. Como nós, os orixás têm sentimentos: amam, sofrem, ficam tristes, alegres ou com raiva. Os orixás estão ligados às forças da natureza, como a água, o ar, a terra e o fogo.
b)Os orixás são animais domésticos trazidos da África para o Brasil no século XVI.
c)Os orixás são os deuses da religião islâmica.
d)todas as alternativas estão corretas.

5) Durante um grande período da nossa história, por estar ligado aos escravos, aos negros e aos pobres de um modo geral, o culto às divindades africanas era proibido e reprimido. Para sobreviver, houve época em que as religiões afro-brasileiras misturaram-se ao catolicismo. Os fiéis passaram a identificar os orixás aos santos católicos. Foi assim que, no candomblé, por exemplo, Oxóssi acabou se identificando com São Jorge, Ogum foi associado a Santo Antônio, e Iansã assimilada à figura de Santa Bárbara. Esse fenômeno ficou conhecido como:

a)sincretismo.
b)batismo.
c)socialismo
d)canibalismo.

  6)Candomblé é a denominação usada no Brasil para nomear as religiões aqui recriadas pelos vários grupos de africano vindos do oeste do continente africano, expressas no culto a orixás. No Brasil essas religiões são denominadas genericamente, como:

a)macumba.
b)oferendas.
c)divinas.
d)abençoadas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário