4° SIMULADO NOITE.
DISCIPLINA:História.
Professora: .
SÉRIE:1° ANO –
ASSUNTOS: A EXPANSAO
ULTRAMARINA EUROPEIA E A REFORMA PROTESTANTE.
1)(PUC – RJ)As reformas
religiosas desempenharam um importante papel no processo de afirmação da
cultura moderna e consistiam em um movimento de:
A)critica à Igreja católica
no tocante ao seu afastamento dos valores espirituais, reivindicando a afirmação
dos interesses feudais locais, no combate às rebeliões camponesas.
B)critica a Igreja católica,
especialmente no tocante à venda das indulgencias e à riqueza proveniente da
comercialização da Fe e ao seu afastamento dos valores espirituais.
C)avanço do protestantismo,
representado na frança pelos huguenotes, que tinham como principio a
constituição de um Estado laico sem a presença da Igreja e submetido aos
interesses feudais.
D)avanço do protestantismo
representado na Inglaterra pelos puritanos, que desejavam a manutenção das
relações com o papado através da assinatura de um acordo no qual a Igreja
estaria subordinada à autoridade do rei.
2- Analise o texto: Portugal
conquista o Mundo
“Na manha da quinta feira,
23 de abril de 1500, um novo ciclo estava se iniciando na história já quase
secular da expansão portuguesa pelos quatro cantos do planeta. Naquele dia –
pelo menos oficialmente – os portugueses estavam se preparando para desembarcar
pela primeira vez no terceiro continente ao quais seus eficientes navios os
tinham conduzido.”
Que acontecimento da nossa
história é o tema central do texto?
A) O desembarque da
tripulação da esquadra de Pedro Álvares Cabral no litoral da Bahia em 1500.
B) O desembarque da
tripulação da esquadra de Cristóvão Colombo na América em 1492;
C) O desembarque da
tripulação da esquadra de Vasco da Gama em Calicute, na Índia em 1500;
D) O desembarque da
tripulação da esquadra de Américo Vespúcio na América no século XXI.
3)Leia atentamente este
trecho do poema,
“A espada estava na outra
mão.”
Há quinhentos anos atrás...
Havia um continente
Coberto de matas e uma boa
gente
Vivia em paz.
Viram homens que viviam
Do outro lado do mar.
Mostrando a cruz
“Vieram catequizar”,
Mas a espada estava
Na outra mão
Para matar o índio,
Devastar nosso sertão
E fazer o negro trabalhar
Sem ganhar o pão.
(PEREIRA, Pilato. Revista
Mundo Jovem. Abr.2000).
A leitura do poema nos
permite concluir que:
A)a chegada do homem europeu
não significou uma mudança no modo de vida dos índios do continente americano.
B)o poema deixa claro que,
no encontro de culturas ocorrido a quinhentos anos, na América, o
relacionamento entre povos diferentes foi marcada pela cordialidade.
C)os homens que vieram do
outro lado do mar tinham como objetivo principal catequizar os índios.
D)o poema demonstra o
caráter explorador e destruidor que caracterizou a conquista da América pelos
portugueses.
SÉRIE: 2° ANO G,H e I.
ASSUNTO: REVOLUÇAO FRANCESA.
1)A respeito da Revolução Francesa, iniciada em 1789,
marque a opção INCORRETA.
(A) A crise nas finanças do
Estado francês, com a tributação, foi um dos principais motivos para a
convocação dos Estados Gerais.
(B) O apoio da Inglaterra
foi decisivo para que a Revolução Francesa pudesse se estabelecer no inicio de
1790.
(C) A queda da Bastilha,
ação de libertação de presos na famosa prisão, ocorrida em 14 de julho de 1789,
é o fato que marca o inicio da Revolução.
(D) A Declaração dos
Direitos do Homem e do Cidadão é um dos principais documentos redigidos na
Revolução Francesa.
2) A maioria dos historiadores atribui à
Revolução Francesa uma contribuição decisiva para a construção de novos
valores políticos e sociais do mundo contemporâneo.Esse entendimento está
baseado:
|
A)nas formulações políticas dos
jacobinos, que permitiram a rápida implantação do sistema capitalista na
Europa.
|
B) no simbolismo da Revolução,
que representou o rompimento com o absolutismo e a ampliação da noção de
cidadania.
|
C) na atuação dos girondinos, que
defendiam a revolução como a única forma eficiente de ação política.
|
D)no revigoramento dos laços de
solidariedade das corporações de ofício, que preparou terreno para a ação
sindical dos trabalhadores.
3 - (FGV - SP) Na França, a grave crise financeira aliada ao crescente desprestígio do Diretório e à revolta generalizada com a corrupção dos funcionários públicos, foram alguns dos fatores que determinaram em 1799: A) o golpe de Estado de Napoleão em 18 Brumário (9 de novembro); B) a restauração do governo dos Bourbons; C) o fortalecimento do poder da Convenção Nacional a partir do mês Ventoso (fevereiro/março); D) o golpe de Estado de Robespierre, em 16 Frutidor (4 de setembro). |
SÉRIE: 3° ano F, G e H.
PROFESSORA: EDILEUZA S.
ANDRADE.
Disciplina: História.
Sobre a Guerra Fria leia
reflita e responda com atenção.
Nas questões abaixo marque
(X) na alternativa CORRETA.
1)(Enem – MEC).
“Os 45 anos que vão do
lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um
período homogêneo único na história do mundo. (...) dividem-se em duas metades,
tendo como divisor de águas o inicio da década de 70. apesar disso, a história
deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional
peculiar que a dominou até a queda da URSS.”
(HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve
século XX.).
O período citado no texto e
conhecido por “Guerra Fria” pode ser definido como aquele momento histórico em
que houve:
A)corrida armamentista entre
potências imperialistas européias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.
B)constante confronto das
duas superpotências que emergiam da Segunda Guerra Mundial, EUA X URSS.
(C) disputa pela supremacia
da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e
Japão.
(D) choque ideológico entre
Alemanha Nazista e União Soviética, durante os anos 30.
2)O fato histórico que
simboliza o fim da Guerra Fria é:
A) a queda do Muro de Berlin
em 1989.
B) a queda do Muro de Belém
em 1989.
C) a queda do Muro de
Jerusalém em 1989.
D)as bombas atômicas que os
EUA jogou em Hiroshima e Nagasaki.
3)(PUC_SP) Usa-se Guerra
fria para designar:
A) a tensão militar
existente entre Inglaterra e Alemanha, no final do século XIX, motivada pela
disputa, entre os dois estados nacionais, pelo controle do comercio no Mar do
Norte.
B) o problema diplomático
surgido entre França e Portugal, no inicio do século XIX, que provocou a
vinda da família real portuguesa para o Brasil e posterior transformação da
colônia em Reino Unido.
C) a invasão francesa na
Rússia, no inicio do século XIX, com a decorrente derrota dos invasores e o
fim do período napoleônico.
D) o conjunto de tensões
entre Estados Unidos e União Soviética, resultante da disputa, entre ambos,
por uma posição hegemônica no contexto internacional do pós Segunda Guerra
Mundial
|
GABARITO
1° ANO
1 – B
2 – A
3 – D
2° ANO
1 – B
2 – B
3 – A
3° ANO
1 – B
2- A
3 - D
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