domingo, 23 de março de 2014

SIMULADO NOITE.



4° SIMULADO NOITE.
DISCIPLINA:História.
Professora: .
SÉRIE:1° ANO – 
ASSUNTOS: A EXPANSAO ULTRAMARINA EUROPEIA E A REFORMA PROTESTANTE.
1)(PUC – RJ)As reformas religiosas desempenharam um importante papel no processo de afirmação da cultura moderna e consistiam em um movimento de:
A)critica à Igreja católica no tocante ao seu afastamento dos valores espirituais, reivindicando a afirmação dos interesses feudais locais, no combate às rebeliões camponesas.
B)critica a Igreja católica, especialmente no tocante à venda das indulgencias e à riqueza proveniente da comercialização da Fe e ao seu afastamento dos valores espirituais.
C)avanço do protestantismo, representado na frança pelos huguenotes, que tinham como principio a constituição de um Estado laico sem a presença da Igreja e submetido aos interesses feudais.
D)avanço do protestantismo representado na Inglaterra pelos puritanos, que desejavam a manutenção das relações com o papado através da assinatura de um acordo no qual a Igreja estaria subordinada à autoridade do rei.

2- Analise o texto: Portugal conquista o Mundo
“Na manha da quinta feira, 23 de abril de 1500, um novo ciclo estava se iniciando na história já quase secular da expansão portuguesa pelos quatro cantos do planeta. Naquele dia – pelo menos oficialmente – os portugueses estavam se preparando para desembarcar pela primeira vez no terceiro continente ao quais seus eficientes navios os tinham conduzido.”
Que acontecimento da nossa história é o tema central do texto?
A) O desembarque da tripulação da esquadra de Pedro Álvares Cabral no litoral da Bahia em 1500.
B) O desembarque da tripulação da esquadra de Cristóvão Colombo na América em 1492;
C) O desembarque da tripulação da esquadra de Vasco da Gama em Calicute, na Índia em 1500;
D) O desembarque da tripulação da esquadra de Américo Vespúcio na América no século XXI.

3)Leia atentamente este trecho do poema,
“A espada estava na outra mão.”
Há quinhentos anos atrás...
Havia um continente
Coberto de matas e uma boa gente
Vivia em paz.
Viram homens que viviam
Do outro lado do mar.
Mostrando a cruz
“Vieram catequizar”,
Mas a espada estava
Na outra mão
Para matar o índio,
Devastar nosso sertão
E fazer o negro trabalhar
Sem ganhar o pão.
(PEREIRA, Pilato. Revista Mundo Jovem. Abr.2000).

A leitura do poema nos permite concluir que:
A)a chegada do homem europeu não significou uma mudança no modo de vida dos índios do continente americano.
B)o poema deixa claro que, no encontro de culturas ocorrido a quinhentos anos, na América, o relacionamento entre povos diferentes foi marcada pela cordialidade.
C)os homens que vieram do outro lado do mar tinham como objetivo principal catequizar os índios.
D)o poema demonstra o caráter explorador e destruidor que caracterizou a conquista da América pelos portugueses.

SÉRIE: 2° ANO G,H e I.
ASSUNTO: REVOLUÇAO FRANCESA.

1)A respeito da Revolução Francesa, iniciada em 1789, marque a opção INCORRETA.
(A) A crise nas finanças do Estado francês, com a tributação, foi um dos principais motivos para a convocação dos Estados Gerais.
(B) O apoio da Inglaterra foi decisivo para que a Revolução Francesa pudesse se estabelecer no inicio de 1790.
(C) A queda da Bastilha, ação de libertação de presos na famosa prisão, ocorrida em 14 de julho de 1789, é o fato que marca o inicio da Revolução.
(D) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão é um dos principais documentos redigidos na Revolução Francesa.

2) A maioria dos historiadores atribui à Revolução Francesa uma contribuição decisiva para a construção de novos valores políticos e sociais do mundo contemporâneo.Esse entendimento está baseado:

A)nas formulações políticas dos jacobinos, que permitiram a rápida implantação do sistema capitalista na Europa.
B) no simbolismo da Revolução, que representou o rompimento com o absolutismo e a ampliação da noção de cidadania.
C) na atuação dos girondinos, que defendiam a revolução como a única forma eficiente de ação política.
D)no revigoramento dos laços de solidariedade das corporações de ofício, que preparou terreno para a ação sindical dos trabalhadores.


3 - (FGV - SP) Na França, a grave crise financeira aliada ao crescente desprestígio do Diretório e à revolta generalizada com a corrupção dos funcionários públicos, foram alguns dos fatores que determinaram em 1799:

A) o golpe de Estado de Napoleão em 18 Brumário (9 de novembro);
B) a restauração do governo dos Bourbons;
C) o fortalecimento do poder da Convenção Nacional a partir do mês Ventoso (fevereiro/março);
D) o golpe de Estado de Robespierre, em 16 Frutidor (4 de setembro).



SÉRIE: 3° ano F, G e H.
PROFESSORA: EDILEUZA S. ANDRADE.
Disciplina: História.
Sobre a Guerra Fria leia reflita e responda com atenção.
Nas questões abaixo marque (X) na alternativa CORRETA.

1)(Enem – MEC).
“Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. (...) dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o inicio da década de 70. apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que a dominou até a queda da URSS.”
     (HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX.).
O período citado no texto e conhecido por “Guerra Fria” pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:

A)corrida armamentista entre potências imperialistas européias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.
B)constante confronto das duas superpotências que emergiam da Segunda Guerra Mundial, EUA X URSS.
(C) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e Japão.
(D) choque ideológico entre Alemanha Nazista e União Soviética, durante os anos 30.


2)O fato histórico que simboliza o fim da Guerra Fria é:

A) a queda do Muro de Berlin em 1989.
B) a queda do Muro de Belém em 1989.
C) a queda do Muro de Jerusalém em 1989.
D)as bombas atômicas que os EUA jogou em Hiroshima e Nagasaki.


3)(PUC_SP) Usa-se Guerra fria para designar:
A) a tensão militar existente entre Inglaterra e Alemanha, no final do século XIX, motivada pela disputa, entre os dois estados nacionais, pelo controle do comercio no Mar do Norte.
B) o problema diplomático surgido entre França e Portugal, no inicio do século XIX, que provocou a vinda da família real portuguesa para o Brasil e posterior transformação da colônia em Reino Unido.
C) a invasão francesa na Rússia, no inicio do século XIX, com a decorrente derrota dos invasores e o fim do período napoleônico.
D) o conjunto de tensões entre Estados Unidos e União Soviética, resultante da disputa, entre ambos, por uma posição hegemônica no contexto internacional do pós Segunda Guerra Mundial

GABARITO
1° ANO
1 – B
2 – A
3 – D
2° ANO
1 – B
2 – B
3 – A
3° ANO
 1 – B
2- A
3 - D

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