domingo, 13 de abril de 2014

provas


ESCOLA “
III – SIMULADO
DISCIPLINA: HISTÓRIA
PROFESSORA: Welceli
SÉRIE: 9º A
ASSUNTOS: A REPÚBLICA VELHA e

Exercício 1: (PUC-RIO 2007)
A charge representa de modo irônico a prática do voto durante a Primeira República no Brasil (1889-1930).

Com base nas informações contidas no documento e no seu conhecimento sobre o assunto, ASSINALE a única opção que NÃO apresenta uma característica correta.
A)
A Constituição de 1891 estabeleceu o voto direto, sendo considerados eleitores os cidadãos brasileiros maiores de 21 anos, excluídos os analfabetos, as mulheres, os praças militares e os membros das ordens religiosas.
B)
A instituição do voto secreto e obrigatório contribuía para que a maioria dos eleitores ficasse sujeita à pressão dos chefes políticos.
C)
Embora a fraude eleitoral fosse uma prática comum à época, as eleições cumpriam um papel estratégico, abrindo brechas no interior do jogo de poder oligárquico e implicando uma série de procedimentos de negociação entre as elites e o eleitorado.
D)
A expressão “eleições a bico de pena” identificava um dos mais graves problemas do sistema eleitoral da Primeira República: a falsificação das atas eleitorais, alterando o número de votantes.
E)
No nível municipal, o coronel era o senhor dos chamados “currais eleitorais”, arregimentando os eleitores “de cabresto”, como o “Zé Burro” da ilustração.

 O texto abaixo é de um historiador. Leia-o com atenção para responder as questões 2  e 3.
“Fiel cronista da cidade, Lima Barreto observa em Os Bruzundangas que às véspera de eleição ela parecia pronta para uma batalha. Conhecidos assassinos desfilavam em carros pelas ruas ao lado de candidatos. Em Numa e a Ninfa, referindo-se certamente a fato verídico, menciona determinado coronel da Guarda Nacional que incluía entre os preparativos para as eleições a contratação de um médico para atendimento aos possíveis feridos, que seriam, sem duvida, vitimas de seus próprios capangas. As eleições eram decididas por bando armados que atuavam em determinados pontos da cidade e alugavam seus serviços aos políticos.”
(CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a Republica que não foi. SP)
2)Como era conhecido o fenômeno politico da República Velha do qual o texto trata?
a)Republica Velha.
b)Republica Nova.
c)Capanguismo.
d) Coronelismo.
3)Quem era os “capangas” a que o texto se refere?
a) Eram homens pagos pelos candidatos para protegê-los, mas também para intimidar e usar  de violência contra adversários.
b) Eram homens pagos pelos candidatos para proteger os eleitores da violência dos coronéis.
c) Eram homens pagos pelo presidente da Republica para impedir as fraldes eleitorais no período da República Velha.
d) Eram homens pagos pelos coronéis para garantir a paz no dia das eleições.
4)Leia o texto com atenção e assinale alternativa CORRETA.
                “No plano federal, essa situação propiciou o pleno domínio dos paulistas e mineiros. Em 1889, além de contarem com partidos republicanos organizados há mais de uma década, havia fatores econômicos e demográficos que favorecias estes estados. No caso paulista, obviamente, a supremacia do café. Em Minas Gerais, a vantagem advinha de tratar-se do mais populoso membro da federação e, portanto, o que mais poderia influenciar nas votações presidenciais. Dessa maneira, não é de estranhar que, entre 1894 e 1930, as oligarquias paulistas e mineiras tenham elegido nove dos 12 presidentes republicanos.”
DEL PRIORE, Mary & VENÂNCIO, Renato Pinto. O livro de ouro da História do Brasil.”
4)Como é chamado esse predomínio de São Paulo e Minas Gerais no plano politico federal?
A) É chamado de Minas e São Paulo.
B) É chamado de politica do leite com café.
c) É chamada de politica do café com leite.
D) É chamado de politica federal.

PROFESSORA: EDILEUZA DOS S. ANDRADE.
3º PROVAO DE HISTÓRIA.
SÉRIE: 8º ANO: A , B e C.
TEMAS: A INDEPENDÊNCIA POLITICA DO BRASIL e O REINADO DE D. PEDRO I.

1)         Leia o texto e assinale com X a alternativa CORRETA.

os grandes proprietários da Região Centro-Sul do Brasil, que haviam prosperado no inicio do século XIX, desejavam manter a autonomia e a ordem social. Uniram-se, então, em torno de dom Pedro, para articular a sua permanência. Desde que chegou de Lisboa a ordem para o retorna de dom Pedro, os membros da facção brasileira articularam-se para que o príncipe regente ficasse no Brasil. José Bonifacio de Andrada e Silva, presidente da Junta Provisória de São Paulo, organizou um manifesto pedindo a dom Pedro que permanecesse no Brasil.”
O príncipe D. Pedro, na Independência do Brasil, foi:

A) essencial, pois sem ele não ocorreria a independência;
B) figura de fachada, totalmente submisso aos desejos de José Bonifácio;
C) mediador, minimizando os antagonismos entre Brasil e Portugal;
D) manipulado pela aristocracia rural, objetivando realizar a independência com a manutenção da unidade popular;

2)Com base nas discussões realizadas em sala e na leitura do texto abaixo, assinale a alternativa CORRETA:
                “NOS CONFLITOS PELA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NA BAHIA, DUAS MULHERES  DESTACARAM-SE. UMA FOI A ABADESSA JOANA ANGELICA. EM FEVERREIRO DE 1822, TROPAS LUSITANAS PROCURAVAM REBELDES BRASILEIROS ESCONDIDOS EM SALVADOR. NO CONVENTO DA LAPA, ONDE HAVIA SOLDADOS BRASILEIROS, A ABADESSA TENTOU IMPEDIR A ENTRADA DOS LUSITANOS, SENDO MORTA POR ISSO. ELA É CONSIDERADA O MÁRTIR DA INDEPENDENCIA DA BAHIA.
                OUTRA MULHER LUTARIA NOS CONFLITOS DA BAHIA. CONTRA OS COSTUMES DA ÉPOCA. MARIA QUITÉRIA DE JESUS DECIDIU PARTICIPAR DA LUTA. CORTOU O CABELO, VESTIU-SE COMO HOMEM E ALISTOU-SE NO BATALHÃO DE VOLUNTÁRIOS, MARIA QUITÉRIA FOI INCORPORADA À TROPA E PARTICIPOU ATIVAMENTE DAS LUTAS CONTRA OS PORTUGUESES ATÉ JULHO DE 1823. HOJE É CONSIDERADA HEROÍNA DA INDEPENDENCIA DA BAHIA.”
 

Observando a bravura da mulher em várias épocas da história do Brasil, citamos no texto acima exemplo de duas dessas figuras notáveis. Observe a imagem acima e identifique que personagem do texto foi retratada:
A)Joana Ângela, mártir da independência da Bahia.
B)D. Maria I, a rainha de Portugal na época da independência do Brasil.
C)Maria Quitéria, heroína da independência da Bahia.
D)Princesa Isabel, que libertou os escravos brasileiros da escravidão.

                        Descrição: http://ed.i.uol.com.br/quiz/tiradentes_ilustracao_fi.jpgO alferes Joaquim José da Silva Xavier. (O Tiradentes).

Correção:
ERRADO
CERTO
Parte superior do formulário
3 - O feriado dedicado a Tiradentes, em 21 de abril, assinala qual acontecimento histórico?
A)     A morte de Joaquim José da Silva Xavier, na forca, seguida de esquartejamento do corpo, em 1792  
B)     A condenação à morte de Joaquim Silvério dos Reis, líder da Inconfidência Mineira, em Ouro Preto  
C)     A data de nascimento de Joaquim José da Silva Xavier, líder da Inconfidência, morto em 1789, no Rio  
D)     O início da revolta popular conhecida como 'a derrama', na antiga cidade de Vila Rica, hoje Ouro Preto

4 - Leia o texto e assinale a alternativa CORRETA.
       "Os conspiradores defendiam a proclamação da República, o fim da escravidão, o livre comércio especialmente com a França, o aumento do salário dos militares, a punição de padres contrários à liberdade. O movimento não chegou a se concretizar, a não ser pelo lançamento de alguns panfletos e várias articulações. Após uma tentativa de se obter o apoio do governador da Bahia, começaram as prisões e delações. Quatro dos principais acusados foram enforcados e esquartejados. Outros receberam penas de prisão ou banimento."
Esse movimento político o qual o texto se refere foi organizado na Bahia em 1789 incluía em seu bojo e na sua liderança mulatos e negros livres ou libertos, ligados às profissões urbanas, como artesãos, alfaiates ou soldados, bem como alguns escravos.

Relembrando as revoltas do período colonial, aquelas que objetivavam a independência do Brasil, podemos afirmar que o texto acima faz referencia a:
A)     Conjuração Baiana.
B)     Balaiada.
C)     Cabanagem.
D)     Sabinada.

Leia o texto abaixo para responder as questões: 5 e 6.      

                    “Constituição e cidadania.

Pela Constituição de 1824, o voto era masculino e censitário. Masculino porque só os homens votavam. Censitário porque dependia de rendimentos: só podia votar quem tivesse uma renda anual de no mínimo 100 mil réis; para ser candidato a deputado, era preciso ter uma renda mínima de 400 mil réis; para candidatar-se a senador, 800 mil réis. Os libertos (ex-escravos), mesmo tendo renda suficiente, não podiam votar nem ser votados.”

5)O que pode se dizer da Constituição brasileira de 1824 no tocante a cidadania?

A)     Pode se afirmar que a primeira Constituição brasileira excluía mulheres, homens pobres, escravos e libertos, ou seja, a maior parte da população do Brasil durante o Império.
B)     Pode-se afirmar que a primeira Constituição brasileira garantia a participação das mulheres na vida política do Brasil durante o Império.
C)     Pode-se afirmar que a primeira constituição brasileira era extremamente democrática, pois permitia a participação de escravos e negros libertos na vida política do Brasil durante o Império.
D)     Pode-se afirmar que a primeira Constituição brasileira foi a mais democrática que o Brasil já teve, pois permitia a participação de todo o povo brasileiro nas questões políticas.

6)Segundo a Constituição brasileira de 1824 o voto era:

A)     Um direito de todos os brasileiros, sendo eles ricos ou pobres.
B)     Masculino e censitário, isto é só poderio votar e ser votado quem fosse homem e que tivesse uma renda anual de no mínimo 100 mil réis.
C)     Masculino, reservado somente aos homens fossem eles ricos, pobres, brancos ou negros.
D)     Feminino e censitário, isto é, só poderia votar e ser votado quem fosse do sexo feminino e que tivesse uma renda anual de 100 mil réis.


ESCOLA O PEQUENO PRINCIPE
PROFESSORA: EDILEUZA ANDRADE.
3º PROVAO DE ENSINO RELIGIOSO.
SÉRIE: 9º ANO B, C e D
ASSUNTOS: HINDUISMO. “O que é sagrado?”.
1)Observe a imagem e assinale a alternativa CORRETA.
Descrição: http://www.celsojunior.net/blog/wp-content/uploads/2008/12/ganesha.jpg
Esta imagem é de GANESHA, o primogênito do deus SHIVA e de PARVATI.
GANESHA, SHIVA e PARVATI são divindades do:
A)Cristianismo.
B)Islamismo.
C)Judaísmo.
D)Hinduísmo.
2)Sobre o Hinduísmo assinale com X a alternativa INCORRETA.
A)O Hinduísmo é uma religião politeísta, ou seja, possui milhões de deuses.
B) Sidarta Gautama é o fundador do Hinduísmo.
C)No Hinduísmo Shiva é a divindade que representa o principio. É o deus da morte e da destruição.
D)Para o Hinduísmo, as pessoas possuem um espirito, que é uma força indestrutível. A trajetória desse espirito depende das ações das pessoas.
3) Sobre o tema “O que é sagrado?”, escreva nos parênteses C se considerar a afirmativa correta, e E se estiver errada.
I - O que é sagrado para uma religião, pode não ser sagrado para outra.
II - Tudo o que Deus criou é sagrado.
III - Para a religião hinduísmo, animais como ratos e serpentes são sagradas e para a religião cristã também.
IV -  O que é sagrado para uma religião, é considerado sagrado para todas as outras religiões.
a)      Podemos afirmar que apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
b)      Podemos afirmar que apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
c)      Podemos afirmar que apenas as afirmativas I e II estão corretas.
d)      Podemos afirmar que apenas as afirmativas II e III estão corretas.

4)Sobre o sistema tradicional de castas da sociedade indiana, marque a alternativa incorreta:

a) O sistema de castas da Índia é preservado, entre outras formas, pela prática da endogamia, ou seja, o casamento entre membros de uma mesma casta.

b) Os Brâmanes correspondem à casta que está no topo do tradicional sistema social de castas indiano.

c) Os Dálits ou Párias correspondem ao grupo mais alto da estrutura social indiana.

d) Os Dálits ou Párias são considerados impuros e intocáveis pelos elementos de castas mais eleva na Índia.

  

GABARITO
8º ANO
1-D
2-C
3-A
4-A
5-A
6-B




Um comentário:

Unknown disse...

qual a resposta da 3 da serie 9A

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