PROJETO: CANTANDO A HISTÓRIA
PROFESSORA: Welceli Cardoso Lustosa
TEMPO ESTIMADO: QUATRO MESES
APROXIMADAMENTE
PUBLICO ALVO: ALUNOS DO 6º AO 9º ANO
FONTE DE INFORMAÇÕES: LIVROS, REVISTAS,
SITES, INTERNET, CDS, PENDRIW, ETC.
COLABORADORES: ALUNOS, A COODENAÇÃO E
DEMAIS MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAS.
JUSTIFICATIVA
A
história precisa deixar ser vista pelos alunos como uma disciplina chata,
decorativa, ou seja, um bicho papão uma vilã em sala de aula e passar a ser
trabalhada como algo dinâmico, vivo e
prazeroso. Dessa forma propomo-nos a trabalhar a disciplina historia através da análise de música s e assim
desenvolver a capacidade de relações entre passado e presente. Essa seqüência de atividade visa unir
aprendizagem no conhecimento histórico e
desse forma levar os alunos a entenderem
a essência da musica dentro de um contexto histórico e o que isso significou ou ainda significa
para uma determinada época ou sociedade.
Muitos intelectuais já possuem uma idéia formada a respeito da importância da
musica como forma de aprender e de viver. Neste sentido Friedrich Nietzche
afirmava que “A música oferece às paixões o meio de obter prazer delas... Sem
música a vida não faria sentido”. Ou
ainda nas palavras de Beber “A música esta presente em
todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais
religiosos, manifestações cívicas, políticas.... A música é uma forma de se
comunicar e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, através da
organização e relacionamento expressivo dado entre o som e o silêncio”. Temos
ainda uma frase muito interessante na visão de Nelson Mandela que assim se
pronúncia a este respeito “A beleza curiosa da música
africana é que ela anima mesmo quando nos conta uma história triste. Você pode
ser pobre, pode ter apenas uma casa desmantelada, pode ter perdido
o emprego, mas essa canção lhe dá esperança. A música africana é sempre sobre
as aspirações do povo africano”. Percebemos com isso que não importa o povo, a
cultura ou até mesmo a época ou sociedade, a musica será sempre um instrumento
importante.
METODOLOLGIA
Um dos métodos a ser utilizado neste projeto
será o da pesquisa e através desta fazer leituras dirigidas e análise da musica
proporcionando assim a socialização dos conteúdos e melhor interação com a
turma. Quantos aos conteúdos serão trabalhados o contexto histórico, político,
social e cultural de uma determinada época
ou sociedade e para isto trabalharemos com alguns autores específicos
como por exemplo: Chico Buarque de
Holanda – Mulheres de Atenas ( )
Iniciar
a aula abordando o tema a ser trabalhado, em seguida procurar deixar bem claro
o que se pretende com a atividade. Neste sentido, por exemplo, é preciso ficar claro:
· Qual são os objetivos? O que se
pretende?
· Quais as músicas a serem
trabalhadas?
· Qual é o contexto histórico?
· Quais questões poderão ser analisadas através dessa música?
· Quais problemas sociais, culturais econômicos e políticos poderão ser tratados?
· OBJETIVOS:
· Estudar a disciplina história de maneira lúdica como algo dinâmico, vivo e prazeroso através de
músicas.
· Analisar
parte da produção musical do Brasil durante o período militar.
· Relacionar produções musicais à conjuntura
política do período entre 1930 e 1945.
· Refletir acerca da “censura prévia”, praticada
no período militar
· Reconhecer
na música sentimentos e valores.
· Compreender a influência da cultura musical
inglesa em á juventude brasileira no período estudado
· Desenvolver a capacidade de relações entre passado e presente.
· Estabelecer relação entre a música trabalhada e seu contexto histórico.
· Identificar que tipo de análise uma determinada música faz ( protesto,
exaltação, critica social, etc.)
· Pesquisar outras musicas (e analisá-las criticamente)
· Produzir paródias a partir das musicas trabalhadas envolvendo temas
polêmicos como política, cultura, preconceito etc.
· Produção de textos
· CONTEÚDOS X AUTORE OBJETIVOS:
· 6º ano
· Atenas Mulheres de Atenas ( Chico Buarque)
· DEMOCRACIA
· CIDADANIA
· MITOLOGIA
· RELIGIÃO
· 7º
ano
· O CANTO “DAS TRES RAÇAS” DE CLARA
NUNES
· RELIGIÃO ( “Umbanda,
Candomblé, cristianismo, religiões tradicionais indígenas e africanas)
· SINCRETISMO RELIGIOSO
· QUILOMBOS
· ESCRAVIÃO
· MISCIGENAÇÃO
· 8º ano
· LEITURA DOS CONTOS INGLES
DE SOUZA ( O voluntário. A quadrilha do coronel Patacho e o donativo do capitão
Silvestre) para estabelecer a relação entre o conteúdo estudado e o artigo
lido.
· HINO DA INDEPENDENCIA
BRASILEIRO ( Evaristo Ferreira da Veiga)
· É Pra Rir Ou Pra Chorar? ( Gabriel O pensador )
· Pátria Que Me Pariu. ( Gabriel O pensador)
· Independência do Brasil
· REVOLTA DE BECKMAN
· GUERRA DOS EMBOABAS
· GUERRA DOS MASCATES
· REVOLTA EM VILA RICA
· CONJURAÇÃO BAIANA
· CONJURAÇÃO MINEIRA
· REVOLUÇÃO PERNANBUCANA
· GUERRA DO PARAGUAI
· CABANAGEM
· REVOLUCÃO FARROUPILHA
· REVOLTA DOS MALÊS
· Nativistas
· Separatistas
· 9º ano ANO JK
· POLITICA
DESENVOLVIMENTISTA DO GOVERNO JUSCELINO KUBSTECHEK ENTRE 1956 e 1960 (Parque Industrial
Tom Zé)
Tom Zé)
· DTADURA MILITAR NO BRASIL
(Raul Seixas, Chico Buarque de Holanda)
· TROPICALISMO ( )
· DIRETAS JÁ (Brasil mostra
tua cara cazuza,)
· REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL
( Engenheiros do Havaí )
· MATERIAL DE APOIO
· Xérox - tinta guache, bisnaga, pincel de
pelo
· Cartolina - papel chamex, isopor, estiletes
· TNT cores vaiadas,...
· CULMINANCIA
· O projeto culminará no
final do semestre com data a escolher com ajuda da coordenação. Neste dia
deverá ter uma decoração de um local com um cenário bem parecido com o do
período compreendido nos governos militares, neste sentido será imprescindível
imagens de protestos, embates entre grupos vivis e militares, imagens de
repressão, artistas, estudantes, etc. Cujo cenário deve ser no local em que se
concentrará a platéia.
· APRESENTAÇÃO DE PALCO
· Dramatização (jure
simulado) sobre o governo dos militares
· Show de talentos -(
músicas de protestos)
· Exposição das musicas
marcantes neste período
· Leitura de receitas
estratégicas como forma de resistência ao período
· Concurso de rock para escolher a garota e o garoto rockrol
· ABERTO A SUGESTÕES.
· AVALIAÇÃO
· A ação avaliativa deve
permear toda a prática pedagógica dando-lhe constantemente elementos que lhe
possibilitem auxiliar o aluno no seu desempenho. Deve permitir que o aluno
organize o seu pensamento - seja através da expressão oral ou escrita -
buscando, ao refletir sobre um determinado assunto, fazer uma leitura crítica
das fontes analisadas, estabelecendo relações, levantando questões, buscando
respostas e expondo conclusões. A avaliação deve ser utilizada primordialmente
como um canal de comunicação entre aluno e
professor. Para o aluno uma vez que pode ajudá-lo a reorganizar o seu
pensamento e superar dificuldades. Enquanto que para me como professora poderei s repensar minha atuação
pedagógica e rever conteúdos,
metodologias de ensino, procedimentos avaliativos.
· Desta forma, no
desenvolvimento do projeto proposto,
poderei avaliar a aprendizagem dos alunos a cada etapa do trabalho por
meio das atividades incluídas no processo: leitura e interpretação de textos,
de músicas, livros, revistas, produção de paródias; debates; apresentação oral
e escrita e de análise acerca dos conteúdos trabalhados.
·
·
REFERENCIA
Beber, Marielli Costa. A MÚSICA COMO FATOR DE
SENSIBILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, 2009.
Nelson Mandela
Nietzsche, Friedrich. O Caso Wagner: um
problema para músicos. Tradução, notas e prefácio de Paulo César de Souza,
São Paulo: Companhia das Letras, 1999
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