domingo, 13 de abril de 2014

PROJETO: CANTANDO A HISTÓRIA

PROJETO: CANTANDO A HISTÓRIA
PROFESSORA: Welceli Cardoso Lustosa
TEMPO ESTIMADO: QUATRO MESES APROXIMADAMENTE
PUBLICO ALVO: ALUNOS DO 6º AO 9º ANO
FONTE DE INFORMAÇÕES: LIVROS, REVISTAS, SITES, INTERNET, CDS, PENDRIW, ETC.
COLABORADORES: ALUNOS, A COODENAÇÃO E DEMAIS MEMBROS DA  COMUNIDADE ESCOLAS.
JUSTIFICATIVA
A história precisa deixar ser vista pelos alunos como uma disciplina chata, decorativa, ou seja, um bicho papão uma vilã em sala de aula e passar a ser trabalhada como algo  dinâmico, vivo e prazeroso. Dessa forma propomo-nos a trabalhar a disciplina historia  através da análise de música s e assim desenvolver a capacidade de relações entre passado e presente.  Essa seqüência de atividade visa unir aprendizagem  no conhecimento histórico e desse forma  levar os alunos a entenderem a essência da musica dentro de um contexto histórico  e o que isso significou ou ainda significa para uma  determinada época ou sociedade. Muitos intelectuais já possuem uma idéia formada a respeito da importância da musica como forma de aprender e de viver. Neste sentido Friedrich Nietzche afirmava que “A música oferece às paixões o meio de obter prazer delas... Sem música a vida não faria sentido”. Ou ainda nas palavras de Beber “A música esta presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas.... A música é uma forma de se comunicar e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, através da organização e relacionamento expressivo dado entre o som e o silêncio”. Temos ainda uma frase muito interessante na visão de Nelson Mandela que assim se pronúncia a este respeito “A beleza curiosa da música africana é que ela anima mesmo quando nos conta uma história triste. Você pode ser pobre, pode ter apenas uma casa desmantelada, pode ter perdido o emprego, mas essa canção lhe dá esperança. A música africana é sempre sobre as aspirações do povo africano”. Percebemos com isso que não importa o povo, a cultura ou até mesmo a época ou sociedade, a musica será sempre um instrumento importante.
METODOLOLGIA
 Um dos métodos a ser utilizado neste projeto será o da pesquisa e através desta fazer leituras dirigidas e análise da musica proporcionando assim a socialização dos conteúdos e melhor interação com a turma. Quantos aos conteúdos serão trabalhados o contexto histórico, político, social e cultural de uma determinada época  ou sociedade e para isto trabalharemos com alguns autores específicos como por exemplo:   Chico Buarque de Holanda – Mulheres de Atenas (      )
Iniciar a aula abordando o tema a ser trabalhado, em seguida procurar deixar bem claro o que se pretende com a atividade. Neste sentido, por exemplo, é preciso  ficar claro:
·  Qual são os  objetivos? O que se pretende?
·  Quais  as músicas a serem trabalhadas? 
·  Qual é o contexto histórico?
·  Quais questões poderão ser analisadas através dessa música?
·  Quais problemas sociais, culturais econômicos e políticos  poderão ser tratados?
·  OBJETIVOS:
·  Estudar a disciplina história de maneira lúdica como algo  dinâmico, vivo e prazeroso através de músicas.
·  Analisar parte da produção musical do Brasil durante o período militar.
·   Relacionar produções musicais à conjuntura política do período entre 1930 e 1945.
·   Refletir acerca da “censura prévia”, praticada no período militar
·  Reconhecer na música sentimentos e valores.
·   Compreender a influência da cultura musical inglesa  em á juventude  brasileira no período estudado
·  Desenvolver a capacidade de relações entre passado e presente.
·  Estabelecer relação entre a música trabalhada e seu contexto histórico.
·  Identificar que tipo de análise  uma determinada música faz ( protesto, exaltação, critica social, etc.)
·  Pesquisar outras musicas (e analisá-las criticamente)
·  Produzir paródias a partir das musicas trabalhadas envolvendo temas polêmicos como política, cultura, preconceito etc.
·  Produção de textos
·  CONTEÚDOS X AUTORE OBJETIVOS:
·  6º ano
·  Atenas Mulheres de Atenas ( Chico Buarque)
·  DEMOCRACIA
·  CIDADANIA
·  MITOLOGIA
·  RELIGIÃO
·   7º ano
·   O CANTO “DAS TRES RAÇAS” DE CLARA NUNES
·  RELIGIÃO ( “Umbanda, Candomblé, cristianismo, religiões tradicionais indígenas e africanas)
·  SINCRETISMO RELIGIOSO
·  QUILOMBOS
·  ESCRAVIÃO
·  MISCIGENAÇÃO
·  8º ano
·  LEITURA DOS CONTOS INGLES DE SOUZA ( O voluntário. A quadrilha do coronel Patacho e o donativo do capitão Silvestre) para estabelecer a relação entre o conteúdo estudado e o artigo lido.
·  HINO DA INDEPENDENCIA BRASILEIRO ( Evaristo Ferreira da Veiga)
·  É Pra Rir Ou Pra Chorar?  ( Gabriel O pensador )
·  Pátria Que Me Pariu.  ( Gabriel O pensador)
·  Independência do Brasil
·  REVOLTA DE BECKMAN
·  GUERRA DOS EMBOABAS
·  GUERRA DOS MASCATES
·  REVOLTA EM VILA RICA
·  CONJURAÇÃO BAIANA
·  CONJURAÇÃO MINEIRA
·  REVOLUÇÃO PERNANBUCANA
·  GUERRA DO PARAGUAI
·  CABANAGEM
·  REVOLUCÃO FARROUPILHA
·  REVOLTA DOS MALÊS
·   Nativistas
·   Separatistas
·  9º ano ANO JK
·  POLITICA DESENVOLVIMENTISTA DO GOVERNO JUSCELINO KUBSTECHEK ENTRE 1956 e 1960 (Parque Industrial
Tom Zé)
·  DTADURA MILITAR NO BRASIL (Raul Seixas, Chico Buarque de Holanda)
·  TROPICALISMO (   )
·  DIRETAS JÁ (Brasil mostra tua cara cazuza,)
·  REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL ( Engenheiros do Havaí )
·  MATERIAL DE APOIO
·  Xérox         - tinta guache, bisnaga, pincel de pelo
·  Cartolina    - papel chamex, isopor, estiletes
·  TNT cores vaiadas,...
·  CULMINANCIA
·  O projeto culminará no final do semestre com data a escolher com ajuda da coordenação. Neste dia deverá ter uma decoração de um local com um cenário bem parecido com o do período compreendido nos governos militares, neste sentido será imprescindível imagens de protestos, embates entre grupos vivis e militares, imagens de repressão, artistas, estudantes, etc. Cujo cenário deve ser no local em que se concentrará a platéia.
·  APRESENTAÇÃO DE PALCO
·  Dramatização (jure simulado) sobre o governo dos militares
·  Show de talentos -( músicas de protestos)
·  Exposição das musicas marcantes neste período
·  Leitura de receitas estratégicas como forma de resistência ao período
·  Concurso de rock  para escolher a garota e o garoto rockrol
·  ABERTO A SUGESTÕES.
·  AVALIAÇÃO
·  A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o aluno no seu desempenho. Deve permitir que o aluno organize o seu pensamento - seja através da expressão oral ou escrita - buscando, ao refletir sobre um determinado assunto, fazer uma leitura crítica das fontes analisadas, estabelecendo relações, levantando questões, buscando respostas e expondo conclusões. A avaliação deve ser utilizada primordialmente como um canal de comunicação entre aluno e  professor. Para o aluno uma vez que pode ajudá-lo a reorganizar o seu pensamento e superar dificuldades. Enquanto que para me como  professora poderei s repensar minha atuação pedagógica e  rever conteúdos, metodologias de ensino, procedimentos avaliativos.
·  Desta forma, no desenvolvimento do projeto proposto,  poderei avaliar a aprendizagem dos alunos a cada etapa do trabalho por meio das atividades incluídas no processo: leitura e interpretação de textos, de músicas, livros, revistas, produção de paródias; debates; apresentação oral e escrita e de análise acerca dos conteúdos trabalhados.
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REFERENCIA
Beber, Marielli Costa. A MÚSICA COMO FATOR DE SENSIBILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, 2009.
Nelson Mandela
Nietzsche, Friedrich. O Caso Wagner: um problema para músicos. Tradução, notas e prefácio de Paulo César de Souza, São Paulo: Companhia das Letras, 1999

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