Com o objetivo de ajudar com as injustiças históricas ocorreu hoje a culminância da gincana da consciência negra na escola municipal Deputado Raimundo Ribeiro de Souza.
2III Gincana do dia da Consciência Negra – valorização da
cultura Afro Brasileira Dia 20/11/2013.
Em
comemoração ao dia 20 de Novembro ‘‘Dia da Consciência Negra’’, a Escola
Raimundo Ribeiro de Souza, com objetivo de promover uma reflexão so,bre as
ações afirmativas e igualdade racial na sociedade brasileira em cumprimento da
Lei 10.639/2003 para o Ensino de História e Cultura africana e Afro brasileira,
cujo objetivo torna obrigatório essa temática nos currículos escolares. Neste
sentido promoveremos a III Gincana com essa temática. Nosso objetivo além de
promover uma aula lúdica e de premiar as atividades desenvolvidas pelos alunos
de forma incentivar a pesquisa, a criatividade e o raciocínio dos alunos.
Art. 1 Organização:
Os
participantes devem estar organizados de forma que identifiquem sua equipe,
Vermelha – Verde – Branca – Amarela.
Cronograma
da gincana
Manhã
Azul
|
Amarelo
|
Vermelho
|
Verde
|
6ºano A – Joice
6º e 7º ano A – Claudia
8º e 9º ano C - Célio
|
8º ano A – Mª Remédio
7ºano C – Claudiana
8º e 9º A – Van/Regina
|
9º ano A – Welcelly
8º e 9º B – Ana/ Ruth
|
7º ano B – Auristélio
6º ano B – Laudiceia
7 º ano A – Lellis/Alaís
|
Cronograma da gincana
Tarde
Azul
|
Amarelo
|
Vermelho
|
Verde
|
6ºano C – Ana Telma
7º ano D – Gilmair
8º e 9º ano E - Israel
|
6º ano D - Aridam
8º ano B - Joás
8º e 9º ano D - Alexsandra
|
6º ano E - Suelle/Adão
6º e7º B – Lucimeires
9º ano B - Charles
|
7º ano E – mª de Jesus
6º e 7º ano - Roshywall
|
As tarefas
serão julgadas por um juri. A equipe que desrespeitar as regras perderá pontos.
Art. 2 Tarefas antecipadas.
Arrecadação de alimentos.
Pesquisar sobre as personalidades negras de destaque.
Lideranças que lutaram e lutam pela igualdade de direitos de todos perante a
lei. Lei 10.639/03. O preconceito, a discriminação o racismo no Brasil, Cultura, bullyng, etc
Art. 3 Da arrecadação.
Organizar cestas básicas para distribuir as famílias
carentes na campanha natal sem fome sob a organização da igreja São João
Batista ou famílias de alunos carentes da Escola Raimundo Ribeiro de Souza e
assim incentivar a solidariedade dos nossos alunos.
Art. 4 Brincadeira quebrando o gelo
1 - Corrida do saco (um comp. por equipe)
2 - Ovo na colher
3 - Dança da laranja (uma dupla por equipe)
4 - Brincadeira da bexiga (um comp. por equipe)
·
Tarefas surpresas.
1 – Cada equipe deverá construir uma frase de combate ao
preconceito e a discriminação 5 min. A equipe que fizer a melhor frase será
vencedora.
Art. 5 Escolher entre os membros da equipe um aluno que
se declare negro e faça um pequeno discurso convincente sobre sua condição
étnico racial. O aluno que fizer o melhor discurso será vencedor.
Art. 6 Cada equipe deverá escolher um aluno especialista
em caricaturas ou grafitagem para desenhar a imagem de zumbi dos palmares para
homenageá - lo. A equipe deverá também apresentar a biografia do homenageado
com ajuda de um assistente e um relator de texto 10 minutos.
Art. 7 Caça ao tesouro 20 pto. distribuídos em 4
envelopes. Cada equipe deverá ter dois participantes. A pista inicial será dada
no palco as demais pistas serão encontradas em lugares estratégicos.
I- Cada equipe terá
que encontrar o envelope e entregar para a comissão organizadora o envelope
lacrado caso esteja violada a equipe perderá 10 pontos para as outras equipes.
Dentro de cada envelope terá a pontuação conseguida pela equipe. A equipe que
quebrar, derrubar ou violar qualquer patrimônio da escola será desqualificada
da prova.
Das provas
Art. 8 A gincana abrangerá provas.
1 - Arrecadação 10 pontos
2 - Prova de conhecimentos 10 pts.
3 - Quebrando o gelo 10 pts.
4 - Tarefas surpresa 10 pts.
5 - Desfile 10 pts.
6 - Dança 10 pts.
7 - Figurino 10 pts.
8 - Grito de guerra 10 pts.
9 - Concurso de paródia
10 – Concurso de Poesia
·
Arrecadação
Art. 9 As
equipes deverão arrecadar produtos alimentícios não perecíveis e entregar até o
dia 18/11/2013 aos professores responsáveis, direção ou coordenação.
Art. 10 Os produtos deverão ter a seguinte pontuação.
Valor
|
Produto
|
|
01
ponto
|
Bombril
|
01
unidade
|
01
ponto
|
Sabão
|
01
unidade
|
01
ponto
|
Sal
|
01
unidade
|
01
ponto
|
absorvente
|
01unidade
|
04
pontos
|
Milharina
|
01
unidade
|
05
pontos
|
Macarrão
|
01
unidade
|
06
pontos
|
Farinha
|
01
Kg
|
07
pontos
|
Café
|
01
unidade
|
08
pontos
|
Açúcar
|
01
Kg
|
09
pontos
|
Óleo
|
01
unidade
|
10
pontos
|
Arroz/
Feijão
|
01
Kg
|
Art. 11 A conferência dos produtos será realizada em
quatro salas/ locais pré – definidas na presença de um membro de cada equipe
(aluno x professor coordenador) para não haver dúvidas sobre a conferência e
pontuação.
Art. 12 Será considerada vencedora a equipe que obtiver o
maior número de pontos na somatória geral dos produtos arrecadados, sendo assim
distribuídos os pontos:
1ª lugar 20 pontos
2ª lugar 15 pontos
3ª lugar 10 pontos
4ª lugar 05 pontos
Art. 13 A prova de
conhecimentos gerais deverá ser composta por perguntas que corresponda ao tema
da Gincana ‘‘Consciência Negra ’’ (preconceito, discriminação, bullyng,
racismo, personalidades negras em destaque).
Art. 14 Cada questão deverá
conter quatro alternativas para a equipe assinalar uma única opção (em um tempo
limite).
Art. 15 Os blocos de
perguntas serão distribuídos de maneira aleatória através de sorteio. Em um
horário determinado.
Art. 16 No momento da
competição os alunos das cores selecionadas deverão ficar destacados da equipe
geral e serão os únicos responsáveis por responder as questões.
Art. 17 Destacados os alunos
por cores, cada equipe ficará numa mesa com 08 cadeiras, as perguntas serão
realizadas e os alunos terão 03 minutos para respondê-las. Neste tempo as
equipes deverão discutir sobre as respostas corretas e escolher um único aluno
para expressá-las.
Art. 18 Cada resposta certa
equivalerá ponto para a equipe.
Art. 19 Cada resposta errada
equivalerá ponto para as outras três equipes.
Art. 20 Só serão
consideradas corretas as respostas completas, sendo, para este fim analisadas
as considerações dos professores responsáveis pela elaboração da pergunta ou
coordenação geral da gincana.
Art. 21 Será considerada
vencedora a equipe que obtiver o maior número de pontos na somatória das
respostas corretas, sendo assim distribuídas.
Gincana Cultural
Art. 22 Da participação dos
pais
I - As equipes terão que
contar com a participação dos pais e será declarada vencedora e somará 10
pontos extras a equipe que apresentar o maior número de pais.
II - Os pais deverão
apresentar um documento de identificação com foto que será comparado com a
relação de alunos e pais fornecida pela direção da escola.
Art. 23 Do desfile
I - As equipes terão que
inscrever um pai e uma mãe para representá-las no concurso Pai e Mãe ‘‘
Raimundo Ribeiro ’’ 2013.
II - As equipes terão que
inscrever um aluno e uma aluna para representá-las no concurso Garoto e Garota
Raimundo Ribeiro 2013.
III - As equipes terão que
apresentar os nomes dos candidatos, no mínimo 24 horas antes do desfile.
IV- A roupa do desfile
deverá ser (caracterizada) de acordo com a cor da equipe e não pode ser vulgar.
V - A ordem do desfile
deverá ser estabelecida por sorteio.
VI - Cada equipe deverá
escolher um locutor para narrar um breve histórico da apresentação do (a)
candidato (a) antes dos desfiles dos mesmos. As informações deste histórico
devem conter também informações da equipe: tais como: a cor da equipe, quantos
componentes, a importância de participar da gincana, nome do candidato (a)
série/turma, professores responsáveis, etc..
VII A ordem da classificação
dos desfiles obedecerá aos seguintes critérios:
Pai/Mãe:
1ª lugar 20 pontos
2ª lugar 15 pontos
3ª lugar 10 pontos
4ª lugar 05 pontos
Garoto/Garota
1ª lugar 20 pontos
2ª lugar 15 pontos
3ª lugar 10 pontos
4ª lugar 05 pontos
Art. 24 Do concurso de dança
(hip hop, break, samba, reggae, kuduro, rap, afro reggae).
I- As equipes deverão apresentar uma dança dentro
do tempo de 10 minutos, juntamente com o histórico da dança.
II- As apresentações não
deverão possuir conteúdos pornográficos, racistas ou qualquer apresentação que
desrespeitar essas regras resultará na desclassificação dos competidores por
parte dos juízes.
III- Da constituição dos grupos.
3.1 10 (dez) elementos no
máximo.
3.2 Duração da coreografia
máximo 10 minutos.
IV - Critérios de
avaliações.
4.1 O concurso de dança
pretende avaliar as habilidades e criatividades dos alunos participantes
através de uma apresentação de uma coreografia avaliada nos domínios técnicos e
artísticos.
4.2 Para a atribuição da
nota técnica são avaliados seguintes componentes .
Técnicas da coreografia:
·
Figurino
·
Desenvoltura
·
Valorização cultural
·
Coreografia
·
Música
V - Sistema de pontuação.
5.1 A pontuação é atribuída
numa escala de 0 a 10 por cada um dos critérios sendo assim divididos 50 pontos
pelo conjunto.
5.2 O grupo vencedor será
aquele que mais obtiver pontuação atribuída pelos juízes.
VI - Equipes de juízes.
O júri deverá ser composto
por pessoas que não estão envolvidas diretamente na gincana, mas que faça parte
da comunidade educativa.
Art. 25 Concurso de Paródia.
I - As equipes deverão
apresentar uma música dentro da temática em um tempo de no máximo 10 minutos.
II- O número de músicos participante
será no máximo de 9 componentes.
·
Dos critérios de
avaliação.
Ficará a cargo da comissão
julgadora a avaliação e registro em planilha, as notas de 0 (zero) a 10 (dez)
do julgamento das canções do concurso, seguindo os critérios da afinação, ritmo,
letra, postura em palco e interpretação musical.
·
Torcida organizada.
I - As torcidas serão
avaliadas a partir dos critérios abaixo:
II - A equipe vencedora
ganhará 10 pontos.
Critérios
de Ava. 10 pts
|
E. Azul
|
E. Verde
|
E. Vermelha
|
E. Amarela
|
Animação
|
||||
Org.
e ornamentação
|
||||
Harmonia
|
||||
Disciplina
|
||||
Respeito
aos adversários
|
||||
Grito
de guerra
|
·
Das penalidades
Art.
26 A participação do aluno na gincana será avaliada individualmente pelos
professores organizadores (responsáveis), cada professor especificara a
pontuação mediante sua disciplina.
·
Da classificação.
Art.
27 Será classificada em 1ª lugar a equipe que obtiver a maior pontuação dentre
as equipes.
·
Da premiação.
Art.
28 Será premiada com: um passeio.
Critérios
de Avaliação:
1-
Arrecadação 10 pts
2-
Prova de Conhecimento
10 pts
3-
Gincana Cultural 10
pts
4-
Torcida Organizada 10
pts
5-
Concurso de Paródia
20 pts.
Desfile
Pai/Mãe 10 pts.,
Desfile
Garoto/Garota 10 pts.
Quebrando
o gelo 10 pts.
Dança
10 pts.
Prova
surpresa 10 pts.
Figurino
10 pts
Um comentário:
Parabéns aos organizadores dessa gincana. Gostei muito.
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