quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Atividades da III-gincana da consciencia negra


Com o objetivo de ajudar com as injustiças históricas ocorreu hoje a culminância da gincana da consciência negra   na escola municipal Deputado Raimundo Ribeiro de Souza.


2III Gincana do dia da Consciência Negra – valorização da cultura Afro Brasileira Dia 20/11/2013.
        Em comemoração ao dia 20 de Novembro ‘‘Dia da Consciência Negra’’, a Escola Raimundo Ribeiro de Souza, com objetivo de promover uma reflexão so,bre as ações afirmativas e igualdade racial na sociedade brasileira em cumprimento da Lei 10.639/2003 para o Ensino de História e Cultura africana e Afro brasileira, cujo objetivo torna obrigatório essa temática nos currículos escolares. Neste sentido promoveremos a III Gincana com essa temática. Nosso objetivo além de promover uma aula lúdica e de premiar as atividades desenvolvidas pelos alunos de forma incentivar a pesquisa, a criatividade e o raciocínio dos alunos.
Art. 1 Organização:
        Os participantes devem estar organizados de forma que identifiquem sua equipe, Vermelha – Verde – Branca – Amarela.





Cronograma da gincana
Manhã
Azul
Amarelo
Vermelho
Verde
6ºano A – Joice
6º e 7º ano A – Claudia
8º e 9º ano C - Célio
8º ano A – Mª Remédio
7ºano C – Claudiana
8º e 9º A – Van/Regina
9º ano A – Welcelly
8º e 9º B – Ana/ Ruth
7º ano B – Auristélio
6º ano B – Laudiceia
7 º ano A – Lellis/Alaís


Cronograma da gincana
Tarde
Azul
Amarelo
Vermelho
Verde
6ºano C – Ana Telma
7º ano D – Gilmair
8º e 9º ano E - Israel
6º ano D - Aridam
8º ano B - Joás
8º e 9º ano D - Alexsandra
6º ano E - Suelle/Adão
6º e7º B – Lucimeires
9º ano B - Charles
7º ano E – mª de Jesus
6º e 7º ano - Roshywall






        As tarefas serão julgadas por um juri. A equipe que desrespeitar as regras perderá pontos.
Art. 2 Tarefas antecipadas.
Arrecadação de alimentos.
Pesquisar sobre as personalidades negras de destaque. Lideranças que lutaram e lutam pela igualdade de direitos de todos perante a lei. Lei 10.639/03. O preconceito, a discriminação  o racismo no Brasil, Cultura, bullyng, etc
Art. 3 Da arrecadação.
Organizar cestas básicas para distribuir as famílias carentes na campanha natal sem fome sob a organização da igreja São João Batista ou famílias de alunos carentes da Escola Raimundo Ribeiro de Souza e assim incentivar a solidariedade dos nossos alunos.
Art. 4 Brincadeira quebrando o gelo
1 - Corrida do saco (um comp. por equipe)
2 - Ovo na colher
3 - Dança da laranja (uma dupla por equipe)
4 - Brincadeira da bexiga (um comp. por equipe)
·        Tarefas surpresas.
1 – Cada equipe deverá construir uma frase de combate ao preconceito e a discriminação 5 min. A equipe que fizer a melhor frase será vencedora.
Art. 5 Escolher entre os membros da equipe um aluno que se declare negro e faça um pequeno discurso convincente sobre sua condição étnico racial. O aluno que fizer o melhor discurso será vencedor.
Art. 6 Cada equipe deverá escolher um aluno especialista em caricaturas ou grafitagem para desenhar a imagem de zumbi dos palmares para homenageá - lo. A equipe deverá também apresentar a biografia do homenageado com ajuda de um assistente e um relator de texto 10 minutos.
Art. 7 Caça ao tesouro 20 pto. distribuídos em 4 envelopes. Cada equipe deverá ter dois participantes. A pista inicial será dada no palco as demais pistas serão encontradas em lugares estratégicos.
I-  Cada equipe terá que encontrar o envelope e entregar para a comissão organizadora o envelope lacrado caso esteja violada a equipe perderá 10 pontos para as outras equipes. Dentro de cada envelope terá a pontuação conseguida pela equipe. A equipe que quebrar, derrubar ou violar qualquer patrimônio da escola será desqualificada da prova.
Das provas
Art. 8 A gincana abrangerá provas.
1 - Arrecadação 10 pontos
2 - Prova de conhecimentos 10 pts.
3 - Quebrando o gelo 10 pts.
4 - Tarefas surpresa 10 pts.
5 - Desfile 10 pts.
6 - Dança 10 pts.
7 - Figurino 10 pts.
8 - Grito de guerra 10 pts.
9 - Concurso de paródia
10 – Concurso de Poesia
·        Arrecadação
        Art. 9 As equipes deverão arrecadar produtos alimentícios não perecíveis e entregar até o dia 18/11/2013 aos professores responsáveis, direção ou coordenação.
Art. 10 Os produtos deverão ter a seguinte pontuação.



Valor
Produto

01 ponto
Bombril
01 unidade
01 ponto
Sabão
01 unidade
01 ponto
Sal
01 unidade
01 ponto
absorvente
01unidade
04 pontos
Milharina
01 unidade
05 pontos
Macarrão
01 unidade
06 pontos
Farinha
01 Kg
07 pontos
Café
01 unidade
08 pontos
Açúcar
01 Kg
09 pontos
Óleo
01 unidade
10 pontos
Arroz/ Feijão
01 Kg

Art. 11 A conferência dos produtos será realizada em quatro salas/ locais pré – definidas na presença de um membro de cada equipe (aluno x professor coordenador) para não haver dúvidas sobre a conferência e pontuação.
Art. 12 Será considerada vencedora a equipe que obtiver o maior número de pontos na somatória geral dos produtos arrecadados, sendo assim distribuídos os pontos:
1ª lugar 20 pontos
2ª lugar 15 pontos
3ª lugar 10 pontos
4ª lugar 05 pontos
Art. 13 A prova de conhecimentos gerais deverá ser composta por perguntas que corresponda ao tema da Gincana ‘‘Consciência Negra ’’ (preconceito, discriminação, bullyng, racismo, personalidades negras em destaque).
Art. 14 Cada questão deverá conter quatro alternativas para a equipe assinalar uma única opção (em um tempo limite).
Art. 15 Os blocos de perguntas serão distribuídos de maneira aleatória através de sorteio. Em um horário determinado.
Art. 16 No momento da competição os alunos das cores selecionadas deverão ficar destacados da equipe geral e serão os únicos responsáveis por responder as questões.
Art. 17 Destacados os alunos por cores, cada equipe ficará numa mesa com 08 cadeiras, as perguntas serão realizadas e os alunos terão 03 minutos para respondê-las. Neste tempo as equipes deverão discutir sobre as respostas corretas e escolher um único aluno para expressá-las.
Art. 18 Cada resposta certa equivalerá ponto para a equipe.
Art. 19 Cada resposta errada equivalerá ponto para as outras três equipes.
Art. 20 Só serão consideradas corretas as respostas completas, sendo, para este fim analisadas as considerações dos professores responsáveis pela elaboração da pergunta ou coordenação geral da gincana.
Art. 21 Será considerada vencedora a equipe que obtiver o maior número de pontos na somatória das respostas corretas, sendo assim distribuídas.
Gincana Cultural
Art. 22 Da participação dos pais
I - As equipes terão que contar com a participação dos pais e será declarada vencedora e somará 10 pontos extras a equipe que apresentar o maior número de pais.
II - Os pais deverão apresentar um documento de identificação com foto que será comparado com a relação de alunos e pais fornecida pela direção da escola.
Art. 23 Do desfile
I - As equipes terão que inscrever um pai e uma mãe para representá-las no concurso Pai e Mãe ‘‘ Raimundo Ribeiro ’’ 2013.
II - As equipes terão que inscrever um aluno e uma aluna para representá-las no concurso Garoto e Garota Raimundo Ribeiro 2013.
III - As equipes terão que apresentar os nomes dos candidatos, no mínimo 24 horas antes do desfile.
IV- A roupa do desfile deverá ser (caracterizada) de acordo com a cor da equipe e não pode ser vulgar.
V - A ordem do desfile deverá ser estabelecida por sorteio.
VI - Cada equipe deverá escolher um locutor para narrar um breve histórico da apresentação do (a) candidato (a) antes dos desfiles dos mesmos. As informações deste histórico devem conter também informações da equipe: tais como: a cor da equipe, quantos componentes, a importância de participar da gincana, nome do candidato (a) série/turma, professores responsáveis, etc..
VII A ordem da classificação dos desfiles obedecerá aos seguintes critérios:
Pai/Mãe:
1ª lugar 20 pontos
2ª lugar 15 pontos
3ª lugar 10 pontos
4ª lugar 05 pontos
Garoto/Garota
1ª lugar 20 pontos
2ª lugar 15 pontos
3ª lugar 10 pontos
4ª lugar 05 pontos
Art. 24 Do concurso de dança (hip hop, break, samba, reggae, kuduro, rap, afro reggae).
I-  As equipes deverão apresentar uma dança dentro do tempo de 10 minutos, juntamente com o histórico da dança.
II- As apresentações não deverão possuir conteúdos pornográficos, racistas ou qualquer apresentação que desrespeitar essas regras resultará na desclassificação dos competidores por parte dos juízes.
III-  Da constituição dos grupos.
3.1 10 (dez) elementos no máximo.
3.2 Duração da coreografia máximo 10 minutos.
IV - Critérios de avaliações.
4.1 O concurso de dança pretende avaliar as habilidades e criatividades dos alunos participantes através de uma apresentação de uma coreografia avaliada nos domínios técnicos e artísticos.
4.2 Para a atribuição da nota técnica são avaliados seguintes componentes .
        Técnicas da coreografia:
·        Figurino
·        Desenvoltura
·        Valorização cultural
·        Coreografia
·        Música
V - Sistema de pontuação.
5.1 A pontuação é atribuída numa escala de 0 a 10 por cada um dos critérios sendo assim divididos 50 pontos pelo conjunto.
5.2 O grupo vencedor será aquele que mais obtiver pontuação atribuída pelos juízes.
VI - Equipes de juízes.
O júri deverá ser composto por pessoas que não estão envolvidas diretamente na gincana, mas que faça parte da comunidade educativa.
Art. 25 Concurso de Paródia.
I - As equipes deverão apresentar uma música dentro da temática em um tempo de no máximo 10 minutos.
II- O número de músicos participante será no máximo de 9 componentes.
·        Dos critérios de avaliação.
Ficará a cargo da comissão julgadora a avaliação e registro em planilha, as notas de 0 (zero) a 10 (dez) do julgamento das canções do concurso, seguindo os critérios da afinação, ritmo, letra, postura em palco e interpretação musical.
·        Torcida organizada.
I - As torcidas serão avaliadas a partir dos critérios abaixo:
II - A equipe vencedora ganhará 10 pontos.
Critérios de Ava. 10 pts
E. Azul
E. Verde
E. Vermelha
E. Amarela
Animação




Org. e ornamentação




Harmonia




Disciplina




Respeito aos adversários




Grito de guerra




·        Das penalidades
Art. 26 A participação do aluno na gincana será avaliada individualmente pelos professores organizadores (responsáveis), cada professor especificara a pontuação mediante sua disciplina.
·        Da classificação.
Art. 27 Será classificada em 1ª lugar a equipe que obtiver a maior pontuação dentre as equipes.
·        Da premiação.
Art. 28 Será premiada com: um passeio.                        
Critérios de Avaliação:
1-    Arrecadação 10 pts
2-    Prova de Conhecimento 10 pts
3-    Gincana Cultural 10 pts
4-    Torcida Organizada 10 pts
5-    Concurso de Paródia 20 pts.
Desfile Pai/Mãe 10 pts.,
Desfile Garoto/Garota 10 pts.
Quebrando o gelo 10 pts.
Dança 10 pts.
Prova surpresa 10 pts.
Figurino 10 pts                                                              

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns aos organizadores dessa gincana. Gostei muito.

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