segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Projeto África em minha escola















ESCOLA RAIMUNDO RIBEIRO DE SOUZA
PROFESSORA: WELCELI CARDOSO LUSTOSA
PROJETO: ÁFRICA EM MINHA ESCOLA
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 6º AO 9º ANO
JUSTIFICATIVA
Levando em consideração a Lei 10.639, de janeiro de 2003, em vigor a partir daí  e da obrigatoriedade  no ensino de Historia e cultura africano nos currículos escolares senti-me incomoda e por esse motivo ao participar de um simpósio internacional em Belém intitulado “ Entre mares, matas e rios Amazônia e África” em 2006, resolvi transformar minhas inquietações em projetos e assim ampliar outro que já vinha trabalhando com os alunos do ensino fundamental maior. Neste sentido proponho-me a trabalhar a história da África, tentando sempre que possível desconstruir a imagem estereotipada e simplificada que se tem da África.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar um conhecimento ,mais aprofundado, a respeito da história da África. Dando ênfase  ao  combate ao conhecimento simplista, eurocêntrico e preconceituoso que se tem a respeito da África e de seu povo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar aspectos da influencia africana na sociedade em que se vive
-Conceituar África
- Estimular o aluno a pensar e a desenvolver ações para desmistificar a ideia simplificada de que temos da África.
- Contribuir com a desconstrução da imagem a respeito da história da África.
-Estabelecer as relações de combate ao racismo e ao preconceito racial
- Pesquisar alguns instrumentos musicais de origem africana.
- Selecionar e promover alguns materiais para confecção dos instrumentos musicais de origem africana.
- Listar algumas  das relações culturais existentes na sociedade em que vive.
- Compreender que a cultura africana é um traço fundamental e indispensável para a formação da sociedade brasileira.
METODOLOGIA
Este projeto será executado através de textos, conversas informais, pesquisa dirigida, apresentação de trabalhos, confecção e socialização das pesquisas por parte dos alunos.
Assistindo vídeos e musicas para analise de confecção dos trabalhos no âmbito da produção dos conhecimentos.
Pesquisando em livros, jornais, revistas, internet algumas imagens e textos que possa auxiliá-los no que diz respeito a desmitificarão de uma história estereotipada e simplificada da África.
Apresentando murais contendo imagens diversificadas da África bem como: regiões ricas, lindas, pobres, feias em fim o real.
Fazer analise dos vídeos “Vista a minha pele; origem do homem,; capoeira, etc.
Realizando algumas representações de ritmos, danças, gingas, desfiles.
Pesquisando alguns dos instrumentos musicais de origem africana, planejando e selecionando alguns dor materiais alternativos para construção dos mesmos.
Pesquisando biografias a respeito de alguns abolicionistas que se destacaram na luta pela abolição da escravatura.
Expondo trabalhos nos standes para a comunidade escolar.
Confecção de cartazes e murais informativos sobre a princesa Izabel, Zumbi dos Palmares e Ganga Zomba, etc.
Elaboração de um álbum seriado ou cartilha contendo as produções dos alunos.
Produzindo textos de opiniões, gibis, charges poemas, poesias e a partir daí confeccionar um livro com todos os textos.
Produzindo gráficos, estatísticas,  etc. a respeito de pessoas que já foram vítimas de preconceitos , da discriminação ou do racismo camuflado.
Realizando pesquisa no comércio de Jacundá para identificar a quantidade de negros exercendo esse tipo de atividades.  E quais são as exigências do mercado para fins empregatícios.
PARCERIAS
A direção da escola professores de língua portuguesa, geografia, ciências  e artes
AVALIAÇÃO
Esta permeará toda a prática pedagógica, principalmente a partir das produções e exposições  individuais e coletivas dos alunos.

ATIVIDADES DO PROJETOS





2 comentários:

José Carlos disse...

Parabéns welcelli. É sempre bom ver projeto como esse que incentiva a participação dos alunos nas atividades e que possam desenvolver seu lado crítico.

Unknown disse...

Obrigada José, é muito gratificante ver o resultado destes trabalhos.

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