terça-feira, 4 de junho de 2013

Projeto: História Recupera

JUSTIFICATIVA:
Este projeto ganhou sentido a partir de uma inquietação que tive durante o I bimestre do ano letivo de 2013, em relação á algumas turmas de 6º e 7º ano do ensino fundamental II, na Escola Raimundo Ribeiro de Souza, município de Jacundá no Estado do Pará, esta inquietação foi aumentando quando percebi que os alunos não estavam realizando as atividades de casa, não participavam dos trabalhos propostos, tão pouco estudando para os testes e avaliações. Ao perceber  que os pais ou responsáveis não tem demonstravam nenhuma forma de preocupação para com a aprendizagem dos seus filhos resolvi elaborar este projeto para tentar amenizar a situação. Tendo em vista o elevado índice de notas abaixo da média coloquei em prática o “Projeto: História Recupera” paralelo ás aulas do bimestre. Neste sentido passei a trabalhar os assuntos do bimestre e quando concluído havia sempre uma atividade avaliativa somatória sempre em sala sob minha inspeção e quando errado, sempre pedindo para que os mesmos refizessem a atividade  as notas da parte escrita variaram entre 0,5pt. a 2pts. Os demais pontos, 1pt será atribuído pela participação, 5pt será atribuído os trabalhos, como por exemplo:  maquetes e cartazes, que por  depender de mais tempo solicitei que fossem feitos em casa individualmente para evitar com os alunos não os fizessem por não conseguirem  se reunir e servir de pretexto para que os trabalhos não fossem realizados. Para os alunos que alcançaram a média as atividades escritas corresponderão a 4pts, para ser somado com a nota da avaliação e os que estavam de recuperação os trabalhos valerão duas notas uma para o bimestre outra para a recuperação.
Público Alvo alunos do 6º e 7º ano

OBJETIVOS:

-Elevar o índice de nota azul.
-Desenvolver habilidades diferenciadas.
-Melhorar o rendimento escolar.

METODOLOGIA:

Uma das principais metodologia deste trabalha é refazer, caso o aluno não consiga um resultado satisfatório. o mesmo consistirá nos seguintes métodos:
- Aula expositiva e dialogada
- Atividades de classe
- Produção cartazes
- Produção de textos (literatura de cordel)
- Produção de maquetes
- Correção do caderno
- Atividade avaliativa

AVALIAÇÃO:

Será observado o desempenho individual do aluno e permeará toda a pratica pedagógica.
ATIVIDADES DO PROJETOS  "MAQUETES"
Apresentação sobre as forma de habitação   na Idade Média
com as alunas do 7º ano "A"


                                        o processo de suzerania vassalagem na Idade Média

Alunos do 7º ano "D" explicando os feudos na Idade Média

Demonstração das primeiras invenções da roda Na Mesopotâmia com uma aluna do 6º ano "A" 

Apresentação de um ritual politeísta no Egito Antigo 6º ano

Representação de uma plantação de milho e o arado da terra no Egito Antigo

Representação de uma plantação de milho e o arado da terra no Egito Antigo

Demonstração de um casal de escriba do Egito Antigo

Demonstração de como os escribas faziam a contagem dos animeis no Egito Antigo

 Demonstração de um cerimonial no Egito Antigo Súdito e Faraó 6ºano "E"

Demonstração de um cerimonial no Egito Antigo Súdito e Faraó 6ºano "E"
 Demonstração do formato das habitações na Mesopotâmia

PRODUÇÃO TEXTUAL
Do ponto de vista político
O Egito estava dividido em impérios
Mas, era preciso cuidado
Pois, o Egito tinha seus mistérios
O rio Nilo é grandão
Abastece a população
Pois ele é importante
Para sua população
Ocorria conflitos politicos
E também de religião
(Francirrose   6ºano 'D')


O Egito Antigo
É fácil de saber
Possui uma terra roxa 
Venha também aprender
Quando estudar o Egito
Você vai conhecer
Sobre suas piramides
E isto será um prazer
.......
(Francielly 6ºanoB)

Teste avaliativo conteúdo de recuperação

I- Marque (x) na resposta certa

1º- De acordo com o que estudamos sobre a teoria da evolução  todos os seres vivos ;
a-(   )  se evoluíram e se transformara  
b-(   ) apenas se evoluíra m                 
c-(   ) foram criados                            
d- (   ) apenas se transformaram           

2º- Segundo a teoria da criação inicialmente os seres vivos;
a- (   ) foram criados por obra divina
    b- (   ) foram se evoluindo                       
c- (   ) foram se transformando             
d- (    ) Nenhuma das respostas estão corretas

3º- A teoria evolucionista explica que inicialmente os primeiros seres vivos eram;
a- (   ) Unicelulares
b-(   ) bicelulares
c-(   ) pluricelulares
d-(   ) nenhuma das respostas estão corretas

4º-Bioogicamente os primeiros ancestrais do homem eram;
a-(   ) o australopithecus
b-(   ) o homo erectus
c-(   ) o homo hábillis
d- (   ) o homo sapiens sapiens

5º- Com base no que estudamos explique as seguintes questões;
a- O que significa a palavra big bam?      

b- Você acredita em qual das duas teorias que explicam a origem da humanidade. Na teoria da criação ou na teoria da evolução? Justifique sua resposta.                                                                                  

          Atividade avaliativa de Recuperação

  1º- Sobre as fontes históricas que você estudou. Complete corretamente as seguintes questões; 
a- Uma boneca e um carrinho de plásticos  são exemplos de fontes: 
b- Uma fotografia sua  é exemplo de fonte:                                            
c- O resto de uma construção é exemplo de fonte:                           
d- Uma entrevista que você gravou em seu celular é exemplo de fonte:

2º- Responda q
uais foram as grandes invenções dos  seguintes hominídeos:
a- Homo hábillis: 
b-Homo erectus

3º- Dê o significado de:
a- Homo hábillis: 
b-Homo erectus
c-Homo sapiens sapiens
d- Neolítico
e- Paleolitico

4º -De todas as descobertas do homem. Explique com suas próprias  palavras por que devemos considerar o fogo como a descoberta fundamental? 


5º- Explique a Revolução Neolítica com suas próprias palavras.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário