JUSTIFICATIVA:
Este projeto ganhou
sentido a partir de uma inquietação que tive durante o I bimestre do ano letivo
de 2013, em relação á algumas turmas de 6º e 7º ano do ensino fundamental II,
na Escola Raimundo Ribeiro de Souza, município de Jacundá no Estado do Pará,
esta inquietação foi aumentando quando percebi que os alunos não estavam
realizando as atividades de casa, não participavam dos trabalhos propostos, tão
pouco estudando para os testes e avaliações. Ao perceber que os pais ou responsáveis não tem
demonstravam nenhuma forma de preocupação para com a aprendizagem dos seus
filhos resolvi elaborar este projeto para tentar amenizar a situação. Tendo em
vista o elevado índice de notas abaixo da média coloquei em prática o “Projeto:
História Recupera” paralelo ás aulas do bimestre. Neste sentido passei a
trabalhar os assuntos do bimestre e quando concluído havia sempre uma atividade
avaliativa somatória sempre em sala sob minha inspeção e quando errado, sempre
pedindo para que os mesmos refizessem a atividade as notas da parte escrita variaram entre 0,5pt.
a 2pts. Os demais pontos, 1pt será atribuído pela participação, 5pt será
atribuído os trabalhos, como por exemplo: maquetes e cartazes, que por depender de mais tempo solicitei que fossem
feitos em casa individualmente para evitar com os alunos não os fizessem por
não conseguirem se reunir e servir de
pretexto para que os trabalhos não fossem realizados. Para os alunos que
alcançaram a média as atividades escritas corresponderão a 4pts, para ser
somado com a nota da avaliação e os que estavam de recuperação os trabalhos valerão
duas notas uma para o bimestre outra para a recuperação.
Público Alvo alunos
do 6º e 7º ano
OBJETIVOS:
-Elevar o índice de nota azul.
-Desenvolver
habilidades diferenciadas.
-Melhorar o
rendimento escolar.
METODOLOGIA:
Uma das principais metodologia deste trabalha é refazer, caso o aluno não consiga um resultado satisfatório. o mesmo consistirá nos seguintes métodos:
- Aula expositiva e
dialogada
- Atividades de
classe
- Produção cartazes
- Produção de textos
(literatura de cordel)
- Produção de
maquetes
- Correção do
caderno
- Atividade
avaliativa
AVALIAÇÃO:
Será observado o desempenho individual do aluno e permeará toda a pratica pedagógica.
ATIVIDADES DO PROJETOS "MAQUETES"
Apresentação sobre as forma de habitação na Idade Média com as alunas do 7º ano "A" |
o processo de suzerania vassalagem na Idade Média
Alunos do 7º ano "D" explicando os feudos na Idade Média |
Demonstração das primeiras invenções da roda Na Mesopotâmia com uma aluna do 6º ano "A" |
Apresentação de um ritual politeísta no Egito Antigo | 6º ano |
Representação de uma plantação de milho e o arado da terra no Egito Antigo |
|
Demonstração de um casal de escriba do Egito Antigo |
Demonstração de como os escribas faziam a contagem dos animeis no Egito Antigo |
Demonstração de um cerimonial no Egito Antigo Súdito e Faraó 6ºano "E" |
Demonstração de um cerimonial no Egito Antigo Súdito e Faraó 6ºano "E" |
Demonstração do formato das habitações na Mesopotâmia |
PRODUÇÃO TEXTUAL
Do ponto de vista político
O Egito estava dividido em impérios
Mas, era preciso cuidado
Pois, o Egito tinha seus mistérios
O rio Nilo é grandão
Abastece a população
Pois ele é importante
Para sua população
Ocorria conflitos politicos
E também de religião
(Francirrose 6ºano 'D')
O Egito Antigo
É fácil de saber
Possui uma terra roxa
Venha também aprender
Quando estudar o Egito
Você vai conhecer
Sobre suas piramides
E isto será um prazer
.......
(Francielly 6ºanoB)
Teste avaliativo conteúdo de recuperação
I- Marque (x) na resposta certa
1º- De acordo com o que estudamos sobre a teoria da evolução todos os seres vivos ;
a-( ) se evoluíram e se transformara
b-( ) apenas se evoluíra m
c-( ) foram criados
d- ( ) apenas se transformaram
2º- Segundo a teoria da criação inicialmente os seres vivos;
a- ( ) foram criados por obra divina
b- ( ) foram se evoluindo
c- ( ) foram se transformando
d- ( ) Nenhuma das respostas estão corretas
3º- A teoria evolucionista explica que inicialmente os primeiros seres vivos eram;
a- ( ) Unicelulares
b-( ) bicelulares
c-( ) pluricelulares
d-( ) nenhuma das respostas estão corretas
4º-Bioogicamente os primeiros ancestrais do homem eram;
a-( ) o australopithecus
b-( ) o homo erectus
c-( ) o homo hábillis
d- ( ) o homo sapiens sapiens
5º- Com base no que estudamos explique as seguintes questões;
a- O que significa a palavra big bam?
b- Você acredita em qual das duas teorias que explicam a origem da humanidade. Na teoria da criação ou na teoria da evolução? Justifique sua resposta.
Atividade avaliativa de Recuperação
1º- Sobre as fontes históricas que você estudou. Complete corretamente as seguintes questões;
a- Uma boneca e um carrinho de plásticos são exemplos de fontes:
b- Uma fotografia sua é exemplo de fonte:
c- O resto de uma construção é exemplo de fonte:
d- Uma entrevista que você gravou em seu celular é exemplo de fonte:
2º- Responda q
uais foram as grandes invenções dos seguintes hominídeos:
a- Homo hábillis:
b-Homo erectus
3º- Dê o significado de:
a- Homo hábillis:
b-Homo erectus
c-Homo sapiens sapiens
d- Neolítico
e- Paleolitico
4º -De todas as descobertas do homem. Explique com suas próprias palavras por que devemos considerar o fogo como a descoberta fundamental?
5º- Explique a Revolução Neolítica com suas próprias palavras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário